25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Pinturas corporais são expressão cultural da identidade Yawanawá


As pinturas corporais indígenas são importantes expressões da identidade cultural. Além de estética, representam espiritualidade, pertencimento, proteção  e comunicação dentre os mais diversos povos. Cada traço carrega consigo um significado especial e uma conexão com a natureza e ancestralidade.

Para os Yawanawá, no Rio Gregório, em Tarauacá, não é diferente. As mulheres, especialmente, têm procurado manter a tradição, principalmente após o Primeiro encontro das mulheres Yawanawá, que foi realizado na terça-feira, 27, e recebeu o apoio do governo do Acre por meio da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi).

Crianças, jovens, adultos e anciãos utilizam-se das pinturas para reforçar sua identidade. Para eles, a pintura significa uma força que é depositada no corpo de quem está sendo pintado, tanto que os traços e desenhos são diferentes para os homens e mulheres e também mudam de acordo com a posição que a pessoa ocupa.

“Estar pintado é estar protegido. Você, quando está pintado é reconhecido e protegido pelos espíritos, porque são conhecidos a eles, são parecidas com eles. As pinturas nos fazem únicos, nos diferenciam de outros povos. É a nossa identidade”, explicou a cacique da Aldeia Mutum, Maria Júlia Yawanawá.

As tintas são feitas com elementos naturais como o urucum, que é o mais comum; a tinta preta é retirada do jenipapo e há também a tirna que é reutilizada da lamparina.

As pinturas das crianças representam ingenuidade e pureza, já as dos homens representam força, contrastando com a delicadeza dos traços que são feitos nas mulheres. Vale ressaltar que os desenhos também representam quem é aquela pessoa, ou seja, trazem traços pessoais de cada um.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TCE-AC aprova, com ressalvas, as contas do governador Gladson Cameli referentes ao exercício de 2021

Marcio Nunes

Ex-deputada Célia Mendes , se solidariza com família enlutada pelo falecimento de Flaviano Melo

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza poda controlada nos cemitérios municipais para o Dia de Finados

Raimundo Souza

Saúde Itinerante reforça presença do Estado em Feijó e Tarauacá

Marcio Nunes

CGU aponta irregularidade de mais de meio milhão de reais no Programa de Alimentação Escolar no Acre em 2023

Jamile Romano

Acre lidera emissões de carteira de identidade nacional proporcionalmente à população

Marcio Nunes