23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Piloto que voou antes da tragédia alertou ‘formação de gelo severo’

Publicado em 10/08/2024

“Fiz minha função, avisei o controle”, relatou o piloto

Avião caiu em Vinhedo, São Paulo Foto: FE/ RS-Via Fotos Publicas/

Um piloto revelou que chegou a fazer um alerta ao controle de tráfego aéreo sobre a formação de gelo na janela lateral da cabine da aeronave que ele pilotou na mesma região em que um avião da Voepass caiu nesta sexta-feira (9), deixando 62 pessoas mortas.

O piloto, que também havia voado nesta sexta horas antes da tragédia, ficou abalado.

– Estou me sentindo mal, até chorei em casa aqui agora, lembrando que eu reportei para o controle. Fiz minha função, avisei o controle: “oh, formação de gelo severo. Fica a informação, passa para os colegas” – disse ao jornal O Globo.

O piloto afirma que jamais viu algo semelhante em 16 anos de experiência na aviação.

– Os caras viraram passageiro dentro do avião [perderam a capacidade de tomar uma atitude], imagina a sensação. Não gosto nem de pensar. Agora vai ter investigação, eu reportei. Isso vai estar lá. Eu nunca vi, formou gelo na minha janela lateral – ressaltou.

ALERTA DE FORMAÇÃO DE GELO “SEVERO”
O alerta que constava no controle de tráfego aéreo de formação de gelo severo entre 3,6 mil e 6,4 mil metros de altura. Imagens da queda do avião, que mostram a aeronave caindo em um giro vertical, posição chamada de “parafuso chato” no meio da aviação, são o principal indicativo de que o acidente ocorreu por perda de sustentação, o “estol”.

Segundo especialistas, a perda de sustentação da aeronave pode estar associada à formação de gelo nas asas do avião, mas só a investigação será capaz de dar a resposta.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou ontem que a caixa-preta do avião, onde ficam armazenadas informações sobre o voo, já foi localizada e parece estar bem preservada. Foi instaurado um inquérito e, além de integrantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a Polícia Federal também trabalha na investigação.

Segundo as informações iniciais, não houve nenhum alerta por parte da tripulação de que algo estava errado na viagem.

– É tudo prematuro, mas o que temos até agora é que não houve, por aparte da aeronave, comunicação com órgãos de controle de que haveria alguma emergência – disse o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar Marcelo Moreno.

Pleno News/ *Com informações AE

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Cruzeiro do Sul, governo reforça ações de prevenção à violência contra a mulher durante as noites de Carnaval

Raimundo Souza

Governo convoca candidatos aprovados em processos seletivos da Educação para entrega de documentos e assinatura de contrato

Kevin Souza

Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de dezembro

Jamile Romano

Apenas uma em cada três cidades do Brasil cumpre metas de vacinação

Jamile Romano

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Marcio Nunes

Ministério da Saúde assina contrato para compra de 12,5 milhões de vacinas da Covid-19

Raimundo Souza