24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Piloto e dono de empresa do balão que caiu em Santa Catarina podem ser presos, diz polícia

Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia CivilReprodução/Instagram

Oito pessoas morreram no acidente

Santa Catarina – O piloto do balão que caiu em Praia Grande, em Santa Catarina, assim como o proprietário da empresa responsável pelo voo, podem ser presos caso seja comprovado homicídio doloso ou culposo, afirmou a Polícia Civil. O acidente ocorreu na manhã deste sábado (21), e causou a morte de oito pessoas.
A informação foi divulgada pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel, durante coletiva de imprensa na tarde deste sábado. Segundo Gabriel, o voo tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ser realizado, assim como o piloto estava com as licenças em dia.
“A Polícia Civil de Santa Catarina cumprirá a investigação dos fatos e verificará se emergem práticas criminosas e, por consequência, indiciamentos. Nós estamos apurando os fatos e vamos verificar se há materialidade e autoria da prática de algum crime”, ressaltou Gabriel.
O balão que caiu tinha capacidade para carregar até 27 pessoas, ou 2.875 kg. Até o momento, o piloto e outras cinco pessoas que estavam no balão foram ouvidas pela polícia.
As equipes também estão analisando as imagens de todos os ângulos e devem ouvir mais testemunhas que presenciaram a cena.
“Também vamos fazer levantamentos com a Polícia Científica sobre as condições do balão, o que restou do balão, e as condições de tempo, se eram adequadas para que ocorresse um voo nesta manhã. Estamos tendo instabilidades [climáticas] no sul de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul”, completou o delegado-geral.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também está atuando nas investigações com a Anac.
As vítimas
Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados oficialmente pela polícia mas, dos 21 passageiros, 18 eram de Santa Catarina, dois do Rio Grande do Sul e um de São Paulo. Alguns deles, no entanto, já foram identificados por meio de publicações de instituições públicas e organizações nas redes sociais.
Segundo a Polícia Científica, das oito vítimas, quatro foram encontradas carbonizadas dentro do cesto e as outras quatro, tinham ferimentos expostos e queimaduras, provenientes da queda
Dos 13 sobreviventes, cinco pessoas procuraram o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, mas apenas duas ficaram internadas, ambas com quadro de saúde estável, mas em estado de choque.
O DIA
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil cumpre nove mandados e prende liderança e faccionados responsáveis por ataques no Acre

Jamile Romano

Família suspeita de assassinato no caso de jovem encontrada morta em motel; laudo do IML ainda não esclarece causa da morte

Kevin Souza

Polícia Militar realiza ‘Operação Descortino’ em todas as regionais da capital

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre resgata cães vítimas de maus-tratos em Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende mulher por exercício ilegal da medicina em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre captura condenado por organização criminosa e suspeito de homicídio

Jamile Romano