22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

PGR pede prisão preventiva de Zambelli

Publicado em 03/06/2025

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, na tarde desta terça-feira (3), a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar anunciou mais cedo que deixou o país.

O pedido da PGR ocorreu em uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) e tramita em sigilo. A informação foi confirmada pela CNN. A medida cautelar solicitada pela procuradoria levou em conta a viagem da deputada para o exterior.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão e à perda de mandato por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A defesa dela apresentou recursos contra o acórdão da Primeira Turma da Corte.

Em entrevista à CNN, a deputada federal afirmou que está nos Estados Unidos e que, de lá, deve ir à Itália, já que possui cidadania italiana.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de uma prisão preventiva, a parlamentar afirmou que não há nada que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, possa fazer para extraditá-la.

“Tenho cidadania italiana e nunca escondi. Se tivesse alguma intenção de fugir, eu teria escondido esse passaporte. (…) Como cidadã italiana, eu sou intocável na Itália, não há o que ele possa fazer para me extraditar de um país onde eu sou cidadã, então eu estou muito tranquila quanto a isso”, afirmou.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro sofre queda em cela; Polícia Federal diz que atendimento médico depende de decisão do STF

Kevin Souza

Justiça suspende pagamento de R$ 581 mil em férias a Domingos Brazão

Marcio Nunes

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Jamile Romano

Com Bolsonaro preso, cresce movimentação por Tarcísio como nome da direita em 2026

Raimundo Souza

Após acidente doméstico, Lula cumpre agenda no Palácio da Alvorada

Marcio Nunes

Motta pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares

Marcio Nunes