22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

PF vê possibilidade de Bolsonaro pular muro de casa, diz colunista

Publicado em 31/08/2025

Jair Bolsonaro no STF Foto: Ton Molina/STF

Por Paulo Moura do Pleno News

Corporação teria feito estudo da vizinhança do ex-presidente

A Polícia Federal (PF) teria elaborado um estudo sobre o condomínio onde mora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e concluiu que ele poderia pular o muro de vizinhos e sair escondido em um veículo até a Embaixada dos Estados Unidos, a cerca de 10 minutos do local. As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

De acordo com Bergamo, os agentes produziram croquis a partir de imagens de drones e teriam identificado que a residência do ex-presidente tem dois vizinhos nas laterais e três nos fundos. Por conta disso, segundo a colunista, a vigilância dos policiais conseguiria observar eventuais tentativas de pular os muros laterais, mas não teria visão da parte traseira do imóvel.

Dessa forma, conforme a jornalista, Bolsonaro poderia acessar a casa de um vizinho, entrar em um carro, se abaixar e sair sem ser revistado na portaria, visto que os automóveis não estavam sendo revistados. Na última semana, por sinal, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, chegou a pedir a colocação de agentes dentro da casa do líder conservador.

DECISÃO DE MORAES
Neste sábado (30), houve uma mudança no quadro de vigilância sobre Bolsonaro após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou que os agentes da Polícia Penal do Distrito Federal deverão realizar checagens nos veículos, incluindo nos porta-malas, além de identificar os motoristas e passageiros que estiverem a bordo. Os dados terão de ser encaminhados à Justiça diariamente.

A decisão do ministro ocorreu no âmbito da autorização dada por ele de que a área externa da residência de Bolsonaro, em Brasília (DF), seja acompanhada por monitoramento presencial da Polícia Penal. A medida atendeu a um posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que na última segunda-feira (25) sugeriu reforço no controle, mas sem agentes no interior da casa.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula não irá dividir Ministério da Justiça e Segurança Pública

Marcio Nunes

Ministros mantêm tendência de condenar Bolsonaro após argumentos da defesa no STF

Raimundo Souza

Moraes dá 5 dias para defesa de Augusto Heleno apresentar documentos que comprovem Alzheimer

Raimundo Souza

Ministros do STF dizem que decisão da Câmara a favor de Ramagem e Bolsonaro é inconstitucional

Jamile Romano

COP-30 será oportunidade para fortalecer multilateralismo, diz Marina

Raimundo Souza

Dirigentes da COP30 gastam mais de R$ 1,2 milhão em viagens internacionais em 2025

Raimundo Souza