25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

PF faz buscas contra Mauro Cid e prende Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro

Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (13) Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro (PL). A prisão ocorreu no Recife.

Na mesma operação, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi alvo de buscas em Brasília. Segundo a defesa de Cid, os policiais chegaram à casa do militar munidos de um mandado de prisão, mas foram informados já na residência do oficial que a detenção estava revogada pelo ministro Alexandre de Moraes.

“A prisão foi revogada. Eu estou do lado do Cid”, afirmou nesta manhã Cezar Bitencourt, advogado de Mauro Cid. A assessoria do STF também confirmou que o militar não foi preso, sem dar detalhes.

Mauro Cid prestará depoimento à Polícia Federal nesta sexta.

Nesta semana, a PGR (Procuradoria-Geral da República) havia autorizado um pedido da PF para investigar Machado, em peça enviada terça-feira (10) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A suspeita é que Machado tenha atuado junto ao consulado de Portugal no Recife, no mês passado, para obter a expedição de um passaporte português em favor de Mauro Cid, segundo suspeitas da PF.

O intuito, segundo a peça assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, com informações da polícia, seria viabilizar a saída do militar do território nacional. O ex-ministro, porém, não teria obtido êxito na emissão do documento.

Procurado no início da semana, Machado negou “veementemente ter ido a qualquer consulado”. Ele acrescentou que apenas manteve contato telefônico, em maio, com o consulado português para solicitar uma agenda para renovar o passaporte de seu pai, “o qual foi feito após dita solicitação”.

Machado é conhecido como o “sanfoneiro” do ex-mandatário, participava das lives do político e foi presidente da Embratur. Em 2022, tentou o cargo de senador por Pernambuco, mas não foi eleito. Também concorreu a prefeito do Recife em 2024 e perdeu.

Ele diz que Bolsonaro é seu mentor político, a quem diz ser fiel. Nas redes sociais, ele se define também como veterinário e cristão conservador.

Mauro Cid informou ao STF que tentou obter passaporte português em janeiro de 2023. Ele argumentou que seus familiares já tinham a dupla cidadania reconhecida e iniciou os processos burocráticos junto à embaixada para conseguir o documento.

As informações foram repassadas pelo militar no âmbito de sua colaboração premiada, antes da denúncia apresentada pela PGR, como forma de comprovar que a tentativa de obter o passaporte português em 2023 não teve relação com as investigações que implicam Cid na trama golpista.

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Saiba quem vai discursar no ato pró-anistia neste domingo, 06 de abril, na Avenida Paulista

Raimundo Souza

Lei Magnitsky coloca os bancos brasileiros em dilema bilionário

Raimundo Souza

Lula diz que, ‘se estiver bonitão do jeito que estou, extrema direita não volta a governar’

Jamile Romano

Servidores da RBTrans denunciam assédio e perseguição em audiência na Câmara Municipal

Kevin Souza

Atas do conselho da Previdência já registravam irregularidades no consignado há 20 anos

Raimundo Souza

Déficit na Previdência desafia estados e municípios, e PEC federal volta à mesa para endurecer regras

Raimundo Souza