25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

PF deflagra operação contra tráfico internacional e lavagem de dinheiro em Epitaciolândia e Brasileia

Publicado em 13/11/2025

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (13) a Operação Mater Criminis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. As ações ocorreram principalmente nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, no Acre.

De acordo com a PF, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. As investigações indicam que o grupo era responsável por introduzir drogas vindas do Peru no território brasileiro, com destino aos estados do Acre e de Rondônia.

Os lucros obtidos com o tráfico eram lavados por meio de atividades comerciais e transações financeiras suspeitas, com o intuito de mascarar a origem ilícita dos valores.

Durante o cumprimento dos mandados, duas pessoas foram presas em flagrante — uma por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e outra por posse de arma de uso restrito.

Os suspeitos poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de crimes relacionados ao porte e à posse de armas.

A Operação Mater Criminis faz parte dos esforços da Polícia Federal para combater o crime organizado nas áreas de fronteira, especialmente na rota do tráfico internacional de entorpecentes.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Proposta de Orçamento prevê pequeno superávit de R$ 3,7 bi em 2025

Raimundo Souza

Produtores rurais são atendidos com assistência técnica da Prefeitura de Rio Branco

Raimundo Souza

Em audiência pública, Câmara debate 3° Relatório Quadrimestral de 2023 da SEMSA

Marcio Nunes

Empreendedores do Acre conhecem novas tecnologias da mineração durante feira

Marcio Nunes

Governo prorroga prazo de inscrições para alfabetizadores populares até esta sexta-feira

Jamile Romano

Israel diz ter matado comandante iraniano; vídeo mostra ataque

Raimundo Souza