A Polícia Federal, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo e o Ministério da Agricultura e Pecuária, realiza nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025, a Operação Alquimia. A ação mira fábricas clandestinas suspeitas de adulterar bebidas alcoólicas com metanol e tem como alvos 24 empresas do setor sucroalcooleiro, responsável pela produção de açúcar e derivados da cana, como o etanol.
Durante a operação são coletadas amostras das bebidas produzidas pelas empresas investigadas para análise e verificação da conformidade sanitária e fiscal. A fiscalização ocorre em cinco estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.
As cidades atingidas pela ação são as seguintes
Em São Paulo: Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araçariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira César, Morro Agudo, Avaré e Palmital.
No Paraná: Colombo, Paranaguá e Araucária.
No Mato Grosso do Sul: Dourados e Campo Grande.
No Mato Grosso: Várzea Grande.
Em Santa Catarina: Cocal do Sul.
A investigação é continuidade de inquéritos que apuram adulteração de bebidas com metanol e busca impedir a distribuição de produtos que ofereçam risco à saúde pública. As autoridades prometem divulgar mais detalhes conforme as análises laboratoriais forem concluídas.

