22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos do 8/1

Publicado em 29/08/2024

Operação Lesa Pátria está em sua 29ª fase em identificação dos envolvidos.

Gabriela Biló/Folhapress
Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a 29ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos dos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro.

Os mandados expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) estão sendo cumpridos nos estados de Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (3) e Goiás (1), além de no Distrito Federal (1), com o objetivo de identificar os envolvidos.

Foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo a apuração da polícia, os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Conforme as investigações, os fatos indicam crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

A operação desta quinta-feira teve origem nas quatro frentes de investigação abertas após os ataques de 8 de janeiro.

Uma delas mira os possíveis autores intelectuais, e é essa frente que apura ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra tem como objetivo mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.

O terceiro foco da investigação PF são os vândalos. Os investigadores buscaram identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios da capital federal, que acabaram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

A quarta linha de apuração avança sobre autoridades omissas durante o 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos golpistas.

Folha UOL

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre promove ‘Semana dos Registros’ com atendimentos à população indígena, detentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social

Jamile Romano

Em Feijó homem é condenado a mais de 80 anos de prisão por estupro de vulnerável

Marcio Nunes

Armada, mãe mata filho autista e tira própria vida em Águas Claras

Jamile Romano

Policiais penais concluem Curso Operacional Integrado

Marcio Nunes

Operação Eclipse: Polícia Civil do Acre desencadeia megaoperação contra o crime organizado em três cidades

Jamile Romano

Polícia Militar, através do 6°BPM/Operação Lei Seca, efetua prisão de indivíduo com mandado de prisão em aberto

Raimundo Souza