28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão trabalha pela ampliação do comércio entre Brasil e Peru para impulsionar a economia do Acre

Atualizada em 19/11/2024 16:18

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ampliou sua agenda no Peru após a inauguração do Porto de Chancay, no sábado (16), com o objetivo de explorar oportunidades práticas de integração comercial entre Brasil e Peru. Nesta terça-feira (19), visitou o Terminal Villa Maria del Triunfo, em Lima, e destacou os benefícios econômicos dessa parceria para o Acre e o Norte do Brasil.

“Temos no Peru uma grande oferta de frutos do mar – camarão, polvo, mariscos e pescados –, produtos que podem ser trazidos para o Acre, agregando valor ao comércio regional. A troca comercial precisa ser equilibrada, com a exportação de nossas commodities, como soja, milho, carne e café, mas também com importações que tornem o transporte viável e equilibrem a balança comercial”, afirmou o senador.

Petecão ressaltou que o Acre, por sua localização estratégica, tem grande potencial de se beneficiar dessa integração, não apenas facilitando a exportação brasileira, mas também a importação de produtos escassos no Norte do Brasil, como peixes e frutos do mar do Pacífico. “Essa parceria pode gerar empregos, reduzir custos logísticos e abrir oportunidades para empreendedores acreanos nas áreas de transporte, armazenamento e processamento de alimentos”, completou.

O papel do Porto de Chancay e a transoceânica

O Porto de Chancay, segundo Petecão, é fundamental para a conexão entre Brasil e China, mas sua principal importância está em fortalecer o comércio entre os dois países. “O Acre pode se tornar um hub logístico, redistribuindo produtos peruanos pelo Brasil e exportando bens para mercados internacionais. Para isso, é essencial a recuperação da Rodovia Transoceânica, que liga Assis Brasil (AC) ao Peru”, alertou.

Também destacou os investimentos já feitos em infraestrutura e a importância de se revitalizar a transoceânica para garantir um fluxo contínuo de mercadorias, tornando o Acre uma ponte entre o Atlântico e o Pacífico.

Além das empresas de frutos do mar, o senador visitou uma fábrica de armas no Peru, ampliando seu interesse por novos produtos para negociar. Ele reafirmou seu compromisso com a integração entre os dois países, acreditando ser ela fundamental para o crescimento econômico do Acre.

“Estamos muito próximos, mas ainda distantes em termos de integração. O Acre tem o potencial de ser mais do que uma porta de saída; pode ser uma porta de entrada para novas oportunidades e desenvolvimento”, concluiu.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Petecão quer endurecer progressão de regime para condenados por violência contra crianças

Marcio Nunes

Indígena percorre doze horas de barco para participar dos serviços disponibilizados pelo Projeto Cidadão

Jamile Romano

Secretaria de Segurança prepara formação de novos profissionais de aviação

Jamile Romano

Batalhão Ambiental passa a fazer patrulhamento fluvial e alcança comunidades ribeirinhas e indígenas

Jamile Romano

Em visita as obras do elevado da Dias Martins Bocalom promete tranformar o local em um belo ponto turístico

Marcio Nunes

Feira natalina de economia solidária permanece no Horto florestal até 31 de dezembro

Jamile Romano