33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão quer mudar lei para reforçar o papel dos pais na proteção digital dos filhos

Publicado em 27/05/2025

Em resposta ao crescente número de casos que envolvem o uso inadequado da internet por crianças e adolescentes, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta terça-feira (27), um projeto de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para tornar obrigatória a supervisão dos pais ou responsáveis sobre o uso de dispositivos eletrônicos e aplicativos digitais.

O Projeto de Lei (PL) 2.551/2025 estabelece que a responsabilidade vai além de simplesmente permitir o acesso: ela inclui orientar sobre riscos, utilizar ferramentas de controle parental e coibir o consumo excessivo de conteúdos inadequados.

“A internet não pode continuar sendo uma terra sem lei para nossas crianças. Não basta cobrar só das plataformas e das escolas. Os pais precisam estar mais presentes nesse processo, orientando, acompanhando e protegendo”, argumentou o senador.

Ressaltou haverem sido recentemente divulgados casos alarmantes de jovens que organizaram atos violentos dentro de escolas em base a conteúdos encontrados na internet. “Isso é um alerta grave”, advertiu o senador, que também destacou que o projeto não busca punir os responsáveis, mas conscientizar e oferecer diretrizes claras de atuação.

“Essa proposta não é para criminalizar ninguém; é para chamar os pais à responsabilidade que já é deles por natureza. Não podemos terceirizar a criação dos nossos filhos para algoritmos. A formação começa dentro de casa”, explicou.

Segundo o texto apresentado, a nova regra entrará em vigor 90 dias após sua publicação, dando tempo para que famílias e instituições se adaptem. A proposta complementa iniciativas recentes do Congresso voltadas à proteção da infância no ambiente digital.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre Detalha Investigação Sobre Morte de Recém-Nascido

Raimundo Souza

Governo do Acre sanciona lei para regulamentar soltura de pipas e proibir uso de cerol

Jamile Romano

Publicado o resultado final do concurso público do TJAC

Jamile Romano

Iapen e Ieptec lançam curso de marceneiro para profissionalizar detentos

Marcio Nunes

Aberta campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS

Marcio Nunes

Acre fecha março com saldo positivo na geração de emprego e soma mais de 4,8 mil novas vagas nos últimos doze meses

Marcio Nunes