23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe projeto para preservação e navegabilidade dos rios da Amazônia

Publicado em 04/11/2024

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta segunda-feira (4), o Projeto de Lei (PL) 4.199/2024, que institui o “Plano Rios Livres da Amazônia”. A proposta busca proteger e melhorar a navegabilidade dos rios na Amazônia Legal, região fundamental para a economia e a preservação ambiental brasileira. O plano abrange medidas para a conservação e o monitoramento dos corpos d’água e visa a fortalecer o uso dos rios como alternativa sustentável de transporte para as populações e setores econômicos locais.

A proposta inclui ações de conservação e infraestrutura voltadas para a navegabilidade, como monitoramento da qualidade da água, dragagem de manutenção e sinalização, além da criação de comitês de bacias hidrográficas. Estes comitês terão a função de coordenar e acompanhar as medidas de preservação dos rios e serão responsáveis por propor metas e monitorar o cumprimento das ações de conservação.

Para Petecão, o plano é uma resposta às necessidades ambientais e econômicas da Amazônia, que ainda encontra desafios, como falta de infraestrutura e poluição dos rios. A iniciativa, em sua opinião, será uma solução prática para as dificuldades da região, que enfrenta problemas com a degradação ambiental e a dependência de outras modalidades de transporte.

“O sistema hidroviário amazônico é um dos maiores do mundo e pode ser uma alternativa sustentável de transporte e desenvolvimento para a região. Este projeto vai unir esforços para garantir que nossos rios estejam aptos para a navegação e em condições de contribuir com a preservação ambiental”, afirmou.

O projeto estabelece uma série de princípios para guiar o uso sustentável dos rios. Entre eles, os conceitos de precaução, prevenção e poluidor-pagador. Este último responsabiliza quem polui, impondo-lhe arcar com os custos de reparação. A proposta ainda inclui a participação social e a educação ambiental como bases para promover o uso consciente e a preservação dos recursos hídricos da Amazônia.

“Além disso, nosso plano busca incentivar pesquisas científicas e o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a manutenção e a segurança do transporte hidroviário. O objetivo é estimular soluções inovadoras que garantam a navegabilidade dos rios de maneira eficiente e sustentável, reduzindo os danos ambientais e o impacto do uso inadequado dos recursos naturais.”

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Transferência do Centro POP durante a madrugada revolta moradores do Castelo Branco

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre cumpre mandado de prisão contra condenado por estupro de vulnerável em Senador Guiomard

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende homem por agredir e raspar cabelo de ex-companheira em ato motivado por ciúmes

Jamile Romano

No carnaval, Secretaria de Cuidados com a Cidade, pede que foliões colaborem e joguem o lixo no lixo

Jamile Romano

Governo do Acre promove curso de gestão de recursos hídricos e recuperação de Área de Preservação Permanente, em Xapuri

Marcio Nunes

Gladson Cameli se reúne com presidente do Fórum Norte Nordeste para discutir evento de construção no estado

Marcio Nunes