22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe escritório da ANM no Acre e agilidade nas licenças para exploração mineral

Publicado em 01/08/2024

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu, na quarta-feira (31), em Rio Branco, com o diretor regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) de Rondônia, Antônio Teotônio, e técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), para tratar de questões cruciais relacionadas aos licenciamentos de exploração de minerais no estado do Acre. A reunião também abordou a possibilidade de se instalar um escritório regional da ANM no Acre.

Petecão referiu-se a uma conversa recente com o diretor da ANM de Brasília, Caio Seabra, na qual se admitiu que a centralização dos processos de licenciamento em Porto Velho, Rondônia, está prejudicando os empresários do Acre. Ele destacou que a viagem de mais de 500 km até Porto Velho representa um ônus significativo em termos de tempo e custos para os empresários locais.

Ressaltou, ainda, a importância de um escritório da ANM em Rio Branco, argumentando que isso facilitaria o atendimento das demandas do setor mineral e promoveria o desenvolvimento econômico regional.

“Precisamos que a ANM esteja perto para solucionar nossas necessidades. Não é admissível que o empresariado acreano tenha que percorrer mais de 500 km para resolver seus pleitos,” afirmou.

Além disso, a criação de um escritório regional da ANM no estado contribuiria para a descentralização e a eficiência dos processos de licenciamento, incentivando a exploração mineral de forma sustentável e regulada. Essa proximidade, com a criação do escritório, teria condições de fomentar um ambiente mais favorável a investimentos no setor, gerando empregos e impulsionando a economia local.

“A presença de técnicos da SGB na reunião sublinha a importância de um planejamento integrado para a pesquisa e a exploração de recursos minerais no Acre. A cooperação entre a ANM e a SGB é fundamental para garantir que os processos de licenciamento se baseiem em dados técnicos sólidos e para atender às exigências ambientais e sociais “, argumentou.

Em resumo, disse o senador, a instalação de um escritório regional da ANM no Acre é uma medida estratégica para facilitar o desenvolvimento do setor mineral no estado, proporcionando maior agilidade e eficiência nos processos de licenciamento e reduzindo os obstáculos enfrentados pelos empresários locais.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Chuvas devem amenizar temperaturas em cidades do AC nesta quinta-feira (26), prevê Sipam

Jamile Romano

Com apoio do Sebrae, empresários do Acre conhecem tendência do ramo gráfico em São Paulo

Jamile Romano

Forças de Segurança Pública realizam operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Jamile Romano

Governo investe em plano habitacional para combater o déficit e mitigar impactos da cheia dos rios

Marcio Nunes

No Dia da Malária nas Américas, governo do Acre salienta ações de combate à doença

Jamile Romano

Detran alerta para novas regras de circulação de ciclomotores e bicicletas elétricas a partir de 2026

Kevin Souza