26.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe descentralização de fundos e modernização dos serviços na reestruturação da Sudam

Publicado em 10/07/2024

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou, na terça-feira (9), uma audiência pública com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, para discutir a reestruturação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A Sudam, que foi extinta em maio de 2001, devido a acusações de corrupção, e recriada em 2007, está novamente sob análise, para possíveis mudanças.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), autor do requerimento (REQ 14/2024 – CDR) para a realização da audiência, defendeu a descentralização dos Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e Constitucional do Norte (FNO) e a modernização dos serviços para os estados amazônicos. Segundo ele, a Sudam “ainda não morreu, mas está baleada”, e é necessário mobilizar o Senado, para revitalizá-la.

“É preciso que as bancadas da região Norte, que realmente têm interesse, se unam, para que nós possamos levantar, novamente, a nossa Sudam, pois essa luta é de todos nós. Não tem bandeira. Se Deus quiser, nós vamos conseguir levantar a nossa querida Sudam, que ajudou muito a nossa região Amazônica”, afirmou Petecão.

Waldez Góes, em sua fala, defendeu uma visão de desenvolvimento sustentável para o Norte do Brasil, através de uma “neo-industrialização” que seja compatível com as vocações da região.

“As iniciativas de verticalização das nossas vocações ainda estão aquém do nosso potencial. A industrialização da Amazônia é um desafio, porque exige esse compromisso no desenvolvimento regional. Mas se não fizermos, os 30 ou mais milhões de brasileiros de lá vão continuar passando por dificuldades”, argumentou o ministro.

Góes destacou a importância de escapar da agropecuária extensiva, baseada em grandes pastagens ou vastas áreas de monocultura. Ele também ressaltou que o avanço das políticas públicas deve estar em sintonia com a destinação das verbas dos fundos constitucionais. Segundo ele, a superintendência está atualmente tentando entregar resultados com a estrutura disponível, e criticou a visão das gestões anteriores, que pareciam ter desistido da Sudam.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco e Fundação Rede Amazônica firmam parceria para preservação ambiental

Jamile Romano

Sema celebra 37 anos de protagonismo na elaboração de políticas públicas

Marcio Nunes

Governo disponibiliza Atendimento Móvel de Urgência durante todas as seis noites de Arraial Cultural

Jamile Romano

Municípios irão receber R$ 4 milhões em insumos e recursos da Assistência Social do Estado

Jamile Romano

Governo inicia transferência de sobreviventes à queda de avião ao Centro de Tratamento de Queimados de Manaus

Jamile Romano

Que valor temos dado ao bem mais precioso da vida?

Raimundo Souza