22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe descentralização de fundos e modernização dos serviços na reestruturação da Sudam

Publicado em 10/07/2024

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou, na terça-feira (9), uma audiência pública com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, para discutir a reestruturação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A Sudam, que foi extinta em maio de 2001, devido a acusações de corrupção, e recriada em 2007, está novamente sob análise, para possíveis mudanças.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), autor do requerimento (REQ 14/2024 – CDR) para a realização da audiência, defendeu a descentralização dos Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e Constitucional do Norte (FNO) e a modernização dos serviços para os estados amazônicos. Segundo ele, a Sudam “ainda não morreu, mas está baleada”, e é necessário mobilizar o Senado, para revitalizá-la.

“É preciso que as bancadas da região Norte, que realmente têm interesse, se unam, para que nós possamos levantar, novamente, a nossa Sudam, pois essa luta é de todos nós. Não tem bandeira. Se Deus quiser, nós vamos conseguir levantar a nossa querida Sudam, que ajudou muito a nossa região Amazônica”, afirmou Petecão.

Waldez Góes, em sua fala, defendeu uma visão de desenvolvimento sustentável para o Norte do Brasil, através de uma “neo-industrialização” que seja compatível com as vocações da região.

“As iniciativas de verticalização das nossas vocações ainda estão aquém do nosso potencial. A industrialização da Amazônia é um desafio, porque exige esse compromisso no desenvolvimento regional. Mas se não fizermos, os 30 ou mais milhões de brasileiros de lá vão continuar passando por dificuldades”, argumentou o ministro.

Góes destacou a importância de escapar da agropecuária extensiva, baseada em grandes pastagens ou vastas áreas de monocultura. Ele também ressaltou que o avanço das políticas públicas deve estar em sintonia com a destinação das verbas dos fundos constitucionais. Segundo ele, a superintendência está atualmente tentando entregar resultados com a estrutura disponível, e criticou a visão das gestões anteriores, que pareciam ter desistido da Sudam.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cantata de Natal da Escola de Música do Acre revela histórias de dedicação, sonhos e transformação

Raimundo Souza

Espetáculo infantil “Como Cozinhar uma Criança” faz temporada gratuita em Rio Branco

Marcio Nunes

Bocalom assina decreto de emergência na estação de tratamento ETA 2

Marcio Nunes

Fundhacre realizou mais dois transplantes de córnea neste final de semana

Jamile Romano

Prova do concurso público do TJAC será realizada no domingo, 24

Jamile Romano

Produtos acreanos foram destaque durante Expo Amazônica, no Peru

Jamile Romano