28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão mobiliza Ministério da Integração para minimizar efeitos da seca no Acre

Publicado em 07/08/2024

Diante da grave seca que assola os municípios acreanos, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) encontra-se na capital federal em articulação de esforços junto ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, visando assegurar a disponibilidade de recursos necessários para dar suporte às famílias impactadas.

Segundo o senador, os municípios acreanos estão em estado de alerta em razão da intensa estiagem que afeta a região. Informou que as administrações municipais já iniciaram o processo de envio de dados à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), procedimento fundamental para o reconhecimento do estado de emergência e subsequente acesso a auxílio e a verbas federais.

“É imprescindível que haja agilidade, tanto por parte das prefeituras quanto do Ministério nas ações de assistência às vítimas dessa crise hídrica. Por tal motivo estamos em contato direto com o governo federal para garantir esses recursos o mais rápido possível, para atender à nossa população, que está sofrendo muito com essa prolongada estiagem. Tal é a situação que deixa completamente isolados alguns municípios que dependem dos rios”, declarou.

Petecão lembrou ainda que, no começo deste ano, o estado foi palco de uma das mais significativas inundações de sua história, com 19 dos 22 municípios em estado de emergência devido às fortes chuvas. Cerca de R$ 43 milhões foram viabilizados pela Defesa Civil do Ministério para iniciativas de resposta e socorro humanitário aos municípios acometidos pelas cheias.

“Em nome dos cidadãos acreanos, expresso aqui nossa gratidão. A quantia liberada estabeleceu um novo recorde, aproximando-se do volume total disponibilizado nos últimos cinco anos. Agora, enfrentamos crise oposta, de seca, e, mais uma vez, o apoio do governo federal é imprescindível. Cada dia sem água é um dia de sofrimento para as famílias do Acre”, enfatizou o senador.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão convoca audiência pública para discutir reestruturação da Sudam com ministro Waldez Góes

Marcio Nunes

Encerramento da Expoacre é marcado por show de Henry Freitas e um público animado

Jamile Romano

Mailza comenta pela primeira vez pré-candidatura de Bocalom ao Governo do Acre

Kevin Souza

MPAC firma parceria com Jusbrasil para ampliar acesso à informação jurídica

Jamile Romano

Acre avança na imunização infantil e reduz taxa de crianças sem vacina contra a pólio

Marcio Nunes

Acre tem terceiro maior índice na venda do comércio varejista e se destaca nacionalmente

Jamile Romano