24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão comemora avanço de ferrovia Brasil-Peru: “É um sonho que está virando realidade”

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) celebrou, nesta segunda-feira (7), a assinatura de uma parceria histórica entre o Brasil e a China, que prevê a construção de uma ferrovia ligando o oceano Atlântico ao Pacífico — passando por estados brasileiros como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao porto de Chancay, no Peru.

O acordo, firmado por meio de um memorando de entendimento, foi assinado pela empresa pública Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico China Railway. A cerimônia aconteceu de forma virtual, com participação de autoridades do governo brasileiro e representantes da embaixada chinesa em Brasília.

Para Petecão, a notícia representa um passo decisivo para transformar o Acre em rota estratégica de exportação para a Ásia, especialmente para a China. O projeto também deve aproveitar a infraestrutura já existente, como a BR-317, que liga o Acre à fronteira com o Peru.

“A estrada que liga ao Peru vai sair, e mais: vai ter ferrovia, sim. Vamos aproveitar a BR-317, que já está pronta — e do lado peruano também. Com essa parceria com os chineses, vamos ter uma ferrovia andando junto com a estrada, o que ajuda a driblar até os embargos ambientais que sempre atrapalharam. Isso é um sonho. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, disse o senador, empolgado com a novidade.

O governo peruano estima que, com a nova rota, o tempo de transporte entre os dois continentes pode cair de 40 para 28 dias. Isso deve impulsionar a exportação de produtos brasileiros, sobretudo do agronegócio, e baratear os custos logísticos.

Petecão ainda agradeceu ao governo federal e à ministra do Planejamento, Simone Tebet, com quem esteve recentemente para tratar do assunto.

“A ministra é minha amiga, colega de Senado, e falou exatamente o que a gente queria ouvir. A integração vai acontecer, e o Acre vai ser protagonista nessa mudança”, afirmou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Entenda mudanças na aposentadoria em 2024

Jamile Romano

O prefeito Tião Bocalom lamenta profundamente o falecimento do ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado federal Flaviano Melo

Raimundo Souza

Acre será um dos primeiros estados a receber antídoto contra intoxicação por metanol

Redacao

Festa das Torcidas marca a 4ª noite do Carnaval da Família em Rio Branco

Raimundo Souza

Energisa alerta população sobre riscos de acidentes com eletricidade nos dias chuvosos 

Marcio Nunes

Unidade gestora do Programa REM Acre apresenta plano de investimento aos membros da governança e do poder público

Raimundo Souza