22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão cobra solução da Caixa Econômica para destravar habitação rural no Acre

Publicado em 27/11/2025

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu, na quarta-feira (26), em Brasília, com a superintendente nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Noemi Lemes, para tratar das dificuldades enfrentadas por entidades que tentam acessar o programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMV).

Segundo o parlamentar, várias organizações do Acre vêm reclamando que não conseguem enviar, pelo sistema da Caixa, a documentação obrigatória para habilitar novos projetos de moradia. A situação ameaça o cronograma de entrega de propostas e pode travar a liberação de novas unidades para o estado.

A previsão do Ministério das Cidades é contemplar o Acre com 418 casas rurais, uma conquista importante para famílias que vivem no interior e aguardam, há anos, melhoria na qualidade de vida. Mas, para que as entidades tenham acesso ao programa, é necessário apresentar toda a documentação dentro do prazo — atualmente definido para 30 de novembro.

Durante a reunião, Noemi Lemes informou que o sistema da Caixa passa por ajustes técnicos, o que tem dificultado o envio dos documentos. Por causa disso, deve ser necessária uma prorrogação do prazo para que as pendências sejam regularizadas. A mudança, porém, ainda depende de uma confirmação oficial do Ministério das Cidades.

Petecão afirmou que já iniciou diálogo direto com o Ministério para garantir que o prazo seja estendido e que nenhuma instituição acreana seja prejudicada por falhas operacionais.

“O pessoal está tentando fazer a parte deles, mas o sistema simplesmente não funciona. Não é justo o Acre perder casas por causa de problema técnico. Vou acompanhar isso de perto e cobrar a prorrogação. A nossa gente não pode ficar para trás”, destacou o senador.

O parlamentar reforçou que seguirá monitorando o processo e cobrando que a Caixa e o Ministério encontrem uma solução rápida.

“Essas moradias são importantes demais para as famílias do nosso interior. Vamos garantir que tudo seja feito com transparência e sem prejuízo para ninguém”, completou o senador.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições para cursos de inglês e espanhol do Centro de Estudo de Línguas encerram nesta segunda

Jamile Romano

Acre reduz em 18,57% número de mortes violentas intencionais em abril

Jamile Romano

Acre teve queda no desemprego no 2º trimestre, aponta pesquisa

Jamile Romano

Boletim enchentes- 28 de março

Jamile Romano

Governador entrega aparelho de ressonância magnética que vai agilizar diagnósticos no Juruá

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco prestigia assembleia da Associação dos Delegados de Polícia Civil

Marcio Nunes