28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão apresenta balanço de dois anos à frente da Comissão de Segurança Pública

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) divulgou, nesta quinta-feira (19), o balanço de sua gestão de dois anos na presidência da Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado. Durante o período, a comissão aprovou 83 projetos de lei, realizou 76 reuniões e apresentou 115 requerimentos, priorizando o combate à criminalidade e o fortalecimento das forças de segurança.

Entre os avanços legislativos, Petecão destacou:

  • o fim das saídas temporárias de presos;
  • as restrições à progressão de regime para crimes contra crianças;
  • a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal;
  • a premiação em dinheiro para profissionais de segurança pública;
  • os relatórios periódicos sobre violência contra mulheres;
  • a suspensão da CNH de condenados por tráfico de drogas.

“Aprovamos propostas que endurecem as regras para criminosos e valorizam nossos profissionais. Esses projetos têm impacto direto no combate à violência e no fortalecimento das instituições de segurança no País”, afirmou o senador.

Além das legislações, Petecão ressaltou a importância dos debates promovidos pela CSP, incluindo audiências públicas com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre o combate ao crime organizado e o sistema penitenciário. Ele também mencionou o Encontro Técnico de Segurança Pública em Manaus, que abordou temas como a violência nas fronteiras e a municipalização da segurança.

“Foi um trabalho completo, com resultados concretos para a segurança pública. Agradeço aos colegas senadores e à equipe técnica da comissão pelo esforço conjunto,” declarou.

Petecão concluiu afirmando que seu compromisso sempre foi com a redução da criminalidade e o fortalecimento das forças de segurança, deixando um legado de avanços legislativos e estratégicos.

Segurança nas fronteiras

Petecão destacou também a realização de um seminário, ocorrido em maio do ano passado, em Brasiléia (AC), sobre segurança nas fronteiras. O evento contou com a presença inédita do então ministro da Justiça, Flávio Dino, e foi uma oportunidade para discutir medidas contra o tráfico de drogas e outros crimes na região amazônica.

Ele ressaltou a importância do gesto do ministro e agradeceu a visita histórica ao Acre, que envolveu até pouso em território boliviano. Petecão também enalteceu o trabalho da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no combate ao crime organizado na região.

O senador concluiu afirmando que sempre esteve comprometido com a redução da criminalidade e com o fortalecimento das forças de segurança, deixando um legado de avanços legislativos e estratégicos.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pacientes recebem novas córneas através de transplantes realizados na Fundhacre

Raimundo Souza

Réveillon da Família reúne 60 mil pessoas para celebrar a virada do ano em Rio Branco

Jamile Romano

Programa “O X Questão” de ontem, domingo, 13, na “TV Rio Branco canal 8.1” e “Rádio Cidade FM 107.1 Acre”

Raimundo Souza

Equipe do Projeto Cidadão enfrenta seca do Rio Iaco para levar atendimentos a aldeia indígena

Jamile Romano

Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre é premiada pelo Conselho Nacional de Justiça por ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Marcio Nunes