22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão apoia projeto do Fundo Extrativista para fortalecer comunidades amazônicas

Publicado em 05/11/2024

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) acompanhou Maria do Socorro Teixeira Lima, presidente do Fundo Extrativista da Amazônia Brasileira – Fundo Puxirum -, junto com representantes da instituição, em uma reunião realizada na semana passada com o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz. O objetivo foi apresentar uma proposta de financiamento no valor de R$ 207 milhões para fortalecer as comunidades extrativistas da Amazônia, reconhecidas pelo papel crucial na preservação ambiental e no combate às mudanças climáticas.

Durante o encontro, Petecão enfatizou a importância de direcionar recursos diretamente às comunidades locais, evitando intermediários. “Essas comunidades são as que realmente protegem a floresta e contribuem diretamente para a preservação da biodiversidade”, afirmou. Ressaltou, ainda, que o Fundo Puxirum propõe financiamento direto às comunidades, garantindo-lhes que possam exercer sua atividade de forma autônoma e contínua.

“A intenção é permitir que as próprias comunidades extrativistas, historicamente responsáveis pela conservação ambiental, possam continuar atuando com autonomia na defesa dos recursos naturais”, argumentou o senador.

A proposta do Fundo Puxirum visa financiar atividades em Reservas Extrativistas (Resex) e Projetos de Assentamentos Extrativistas (PAE) por meio de editais públicos, específicos para organizações locais. Busca, com isso, fortalecer a infraestrutura e a sustentabilidade dessas áreas, incluindo investimentos em saúde, educação e segurança alimentar, historicamente precários nas comunidades extrativistas.

O senador informou que o embaixador Rashad Novruz demonstrou interesse na proposta e reconheceu a relevância de direcionar os recursos diretamente às comunidades locais. O embaixador, no entanto, explicou que sua função é submeter a demanda à análise de seu país, sem compromisso inicial. Admitiu, porém, que “esta proposta tem o potencial de construir uma parceria estratégica para a conservação da Amazônia”.

Além de apoiar a apresentação da proposta, Petecão convidou o embaixador a visitar áreas amazônicas, especialmente Belém e Santarém, que sediarão a COP30 em 2025.

“Queremos que ele veja de perto o impacto positivo junto às comunidades extrativistas na preservação da floresta e como um apoio direto pode fortalecer essa luta”, enfatizou o senador.

Fundo Puxirum

O Fundo Puxirum tem como objetivo captar recursos para desenvolver infraestrutura e sustentabilidade junto às comunidades amazônicas, que enfrentam exclusão em áreas essenciais como saúde, educação e segurança alimentar. O projeto também pretende oferecer suporte técnico e jurídico às associações locais, reforçando sua capacidade de defender os territórios e a biodiversidade.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo mobiliza secretarias para apoio a famílias atingidas pela cheia dos rios

Raimundo Souza

Governo envia 700 kg de insumos em apoio à população atingida pela cheia em Santa Rosa do Purus

Jamile Romano

MPAC requisita abertura de inquérito para investigar crime de homofobia contra promotor de Justiça Tales Tranin

Jamile Romano

Governo publica retificação no resultado final do concurso público da Sesacre

Jamile Romano

Governador Gladson faz aniversário e recebe homenagem especial do tio Orleir Cameli através de inteligência artificial

Jamile Romano

Nas Redes Sociais o ex-governador Tião Viana alerta para os sinais da Hepatite A

Marcio Nunes