25.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

PERIGO! Rio Branco capital do Acre está sendo invadida por Caracóis Indianos perigosos

Atualizada em 08/03/2025 12:35

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Originário da Índia, o caracol, mesmo sendo pequeno e aparentemente inofensivo, é uma praga ligada à devastação de plantações em várias nações e pode ser um hospedeiro para parasitas que causam doenças gastrointestinais e até meningite.

A espécie de caracol invasora, conhecida como Macrochlamys indica, foi introduzida no Brasil e está sob investigação em sete estados do país. Investigadores da Unesp já atestaram a existência deste caracol no Paraná, que estaria restrito desde 2019, e, nas últimas semanas, o localizaram em diversas cidades de São Paulo. Em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, ainda se encontram registros.

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Perigosos pois podem transmitir doenças

Ao menos duas espécies de nematóides causadores de doenças podem usar esse caracol em seu ciclo. O Angiostrongylus cantonensis, que pode provocar meningite ou meningoencefalite, e o Angiostrongylus costaricensis, que provoca a angiostrongilose abdominal. A transmissão dessas doenças na Índia, por meio desses caracóis é confirmada, o que confere o mesmo a alcunha de praga no País.

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Como identificar 

caracol indiano, é de fácil identificação. É pequeno, possui uma casca delicada na cor âmbar, chegando no máximo ao tamanho de uma moeda de R$ 1. Sua atividade é maior à noite e após as chuvas. Uma característica importante desta praga é a saliência carnuda e pontiaguda na ponta da cauda. Quando relaxado, possui uma ponta de carne que se estende para trás, ao redor ou sobre a concha, diferenciando-o de outros caramujos terrestres.

O que fazer caso encontre

Se houver uma infestação deste caracol, aconselha-se que o indivíduo tire fotos e vídeos e entre em contato com a entidade ambiental local ou com as autoridades ambientais do estado, para que possam realizar o manejo apropriado.

 

Artigos Relacionados

Obras do Asfalta Rio Branco já estão a todo vapor na regional do Calafate

Marcio Nunes

Sebrae promove desfile de moda durante Expoacre

Marcio Nunes

Sebrae no Acre apoia realização do Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas

Jamile Romano

Cirurgião plástico leva experiência do Acre ao 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

Raimundo Souza

Cheia atinge pelo menos 17 bairros em Rio Branco, diz Defesa Civil; prefeitura mobiliza equipes de apoio

Raimundo Souza

Audiência Pública reallizada na Aleac discutiu ações de enfrentamento à seca extrema no Acre

Marcio Nunes