26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

PERIGO! Rio Branco capital do Acre está sendo invadida por Caracóis Indianos perigosos

Publicado em 08/03/2025

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Originário da Índia, o caracol, mesmo sendo pequeno e aparentemente inofensivo, é uma praga ligada à devastação de plantações em várias nações e pode ser um hospedeiro para parasitas que causam doenças gastrointestinais e até meningite.

A espécie de caracol invasora, conhecida como Macrochlamys indica, foi introduzida no Brasil e está sob investigação em sete estados do país. Investigadores da Unesp já atestaram a existência deste caracol no Paraná, que estaria restrito desde 2019, e, nas últimas semanas, o localizaram em diversas cidades de São Paulo. Em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, ainda se encontram registros.

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Perigosos pois podem transmitir doenças

Ao menos duas espécies de nematóides causadores de doenças podem usar esse caracol em seu ciclo. O Angiostrongylus cantonensis, que pode provocar meningite ou meningoencefalite, e o Angiostrongylus costaricensis, que provoca a angiostrongilose abdominal. A transmissão dessas doenças na Índia, por meio desses caracóis é confirmada, o que confere o mesmo a alcunha de praga no País.

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Como identificar 

caracol indiano, é de fácil identificação. É pequeno, possui uma casca delicada na cor âmbar, chegando no máximo ao tamanho de uma moeda de R$ 1. Sua atividade é maior à noite e após as chuvas. Uma característica importante desta praga é a saliência carnuda e pontiaguda na ponta da cauda. Quando relaxado, possui uma ponta de carne que se estende para trás, ao redor ou sobre a concha, diferenciando-o de outros caramujos terrestres.

O que fazer caso encontre

Se houver uma infestação deste caracol, aconselha-se que o indivíduo tire fotos e vídeos e entre em contato com a entidade ambiental local ou com as autoridades ambientais do estado, para que possam realizar o manejo apropriado.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

URGENTE: presidentes de clubes pedem renúncia de Ádem Araújo da Federação de Futebol do Acre

Marcio Nunes

Concurso do TJAC: consulta dos locais de prova está liberada

Jamile Romano

Médico Leonardo Diel morre aos 71 anos em Rio Branco

Jamile Romano

Governo realiza aula inaugural do Curso de Espanhol na Comunidade do Rio Croa

Raimundo Souza

Policlínica Tucumã oferece atendimento de alta complexidade e planejamento familiar

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco proporciona cursos profissionalizantes à servidores públicos

Marcio Nunes