24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

‘Perdemos o líder religioso mais importante do século 21’, diz Lula ao se despedir de Francisco

Lula diz que volta para o Brasil certo de que cumpriu dever como cristão e político de ir ao enterro de papa FranciscoReprodução / CanalGov

Presidente deseja que próximo papa seja igual ao falecido, com os mesmos compromissos e coração

Após acompanhar a Missa de Exéquias do papa Francisco no Vaticano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (26) que o nome do pontífice marcou a história e destacou ainda o trabalho do santo padre no combate às desigualdades sociais em todo o mundo.

“Perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século 21. Papa Francisco não era apenas um papa. Ele era um papa preocupado com a guerra de Gaza, com a fome, com as coisas que afligem o povo do mundo inteiro”, avaliou o presidente, em rápida conversa com jornalistas.

Acompanhado da primeira-dama, Lula lembrou que muitos brasileiros tinham um apreço muito grande pelo comportamento do papa Francisco, como homem e como religioso: “acho que foi uma dívida que nós pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade”.

“Queira Deus que o próximo papa seja igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso no combate à desigualdade que tinha o papa Francisco. Volto para o Brasil certo de que nós cumprimos o nosso dever – como cristãos, como religiosos e como políticos. De vir ao enterro de uma pessoa admirável como o papa Francisco.”

Guerra

Ao comentar o momento de diálogo registrado, no próprio Vaticano, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Lula disse desconhecer o teor da conversa, mas destacou a importância de se manter o diálogo como alternativa para o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.
“Não sei sobre o que eles conversaram. Não posso intuir sobre a conversa. O que é importante é que se converse pra ver se encontra uma saída pra essa guerra. Essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz”, avaliou o presidente.
“E o Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois [líderes] sentem em uma mesa de negociação e encontrem uma solução. Não só para a Ucrânia e a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, completou Lula.
O DIA
Compartilhe:

Artigos Relacionados

O crescimento acelerado da educação online: seu passaporte para a inovação

Raimundo Souza

Acidente causa capotamento e interdita rua no bairro Manoel Julião, em Rio Branco

Kevin Souza

Joabe nega proteger Clendes e afirma que pedidos de afastamento serão votados ainda nesta semana

Kevin Souza

Nota de Esclarecimento sobre processo licitatório da Educação

Raimundo Souza

Acre marca presença no 8º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo em Manaus

Raimundo Souza

Equipe da AABB conquista o título da XXVII Copa Amazônica

Kevin Souza