24.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

‘Perdemos o líder religioso mais importante do século 21’, diz Lula ao se despedir de Francisco

Atualizada em 26/04/2025 10:12

Lula diz que volta para o Brasil certo de que cumpriu dever como cristão e político de ir ao enterro de papa FranciscoReprodução / CanalGov

Presidente deseja que próximo papa seja igual ao falecido, com os mesmos compromissos e coração

Após acompanhar a Missa de Exéquias do papa Francisco no Vaticano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (26) que o nome do pontífice marcou a história e destacou ainda o trabalho do santo padre no combate às desigualdades sociais em todo o mundo.

“Perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século 21. Papa Francisco não era apenas um papa. Ele era um papa preocupado com a guerra de Gaza, com a fome, com as coisas que afligem o povo do mundo inteiro”, avaliou o presidente, em rápida conversa com jornalistas.

Acompanhado da primeira-dama, Lula lembrou que muitos brasileiros tinham um apreço muito grande pelo comportamento do papa Francisco, como homem e como religioso: “acho que foi uma dívida que nós pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade”.

“Queira Deus que o próximo papa seja igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso no combate à desigualdade que tinha o papa Francisco. Volto para o Brasil certo de que nós cumprimos o nosso dever – como cristãos, como religiosos e como políticos. De vir ao enterro de uma pessoa admirável como o papa Francisco.”

Guerra

Ao comentar o momento de diálogo registrado, no próprio Vaticano, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Lula disse desconhecer o teor da conversa, mas destacou a importância de se manter o diálogo como alternativa para o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.
“Não sei sobre o que eles conversaram. Não posso intuir sobre a conversa. O que é importante é que se converse pra ver se encontra uma saída pra essa guerra. Essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz”, avaliou o presidente.
“E o Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois [líderes] sentem em uma mesa de negociação e encontrem uma solução. Não só para a Ucrânia e a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, completou Lula.
O DIA

Artigos Relacionados

Nota pública sobre a captação de órgãos na Fundhacre

Raimundo Souza

Congresso e governo Lula causam peso extra de mais de R$ 300 bi na conta de luz

Raimundo Souza

Filha de médico pede inelegibilidade de Pablo Marçal por laudo falso

Raimundo Souza

Estado fortalece identidade e garante autonomia dos povos indígenas do Acre

Raimundo Souza

Candidaturas com identidade religiosa crescem 225% em 24 anos

Raimundo Souza

O presidente Rodrigo Aiache e a vice-presidente Thaís Moura prestigiaram a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas no Acre

Raimundo Souza