35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

PEC de corte de gastos é aprovada em dois turnos na Câmara

Publicado em 19/12/2024

Cerca de duas horas e meia após a votação em primeiro turno, os deputados federais aprovaram nesta quinta-feira (19) a proposta de emenda à Constituição (PEC) do pacote de corte de gastos obrigatórios do governo. Mais cedo, a proposta havia sido aprovada em primeiro turno

O placar do segundo turno foi de 348 votos favoráveis e 146 contrários. No primeiro turno, foram 354 votos a favor, 154 contra e duas abstenções. A matéria será encaminhada para análise do Senado.

Por ser uma proposta de mudança na Constituição, a proposta do governo tinha que ser aprovada em dois turnos pela Câmara. O texto precisava de 308 votos, três quintos dos 513 deputados, para passar.

A discussão em segundo turno começou após o plenário rejeitar dois destaques. Um destaque do PSOL buscava retirar as mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Outro destaque, relativo ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi rejeitado por unanimidade porque o tema será discutido em projeto de lei.

A PEC traz mudanças no abono salarial e no Fundeb, além de prorrogar a Desvinculação das Receitas da União (DRU). A proposta também abre caminho para a votação do projeto que limita os supersalários do funcionalismo público.

Para evitar a derrota da PEC, o governo concordou com que o relator do texto na Câmara, Moses Rodrigues (União Brasil-CE) enfraquecesse as verbas que podem ficar fora do teto de supersalários de R$ 44 mil. O texto original previa que uma lei complementar tratasse as verbas autorizadas a ficar fora do teto. Agora, o tema será regulamentado por meio de uma lei ordinária, que exige maioria simples.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

CMN regulamenta lei do Desenrola, e juro do rotativo será limitado a 100%

Marcio Nunes

Concurso unificado: resultados individuais já podem ser consultados

Jamile Romano

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Jamile Romano

Entenda novas regras para aumentar segurança no uso do PIX

Raimundo Souza

Saiba como funcionará o Programa Pé-de-Meia para estudantes

Jamile Romano

STF forma maioria para validar contrato de trabalho intermitente

Raimundo Souza