33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

PC assina termo de cooperação com ONG para combate a tráfico de pessoas e à exploração sexual infantil

Atualizada em 07/08/2024 10:25

Nesta terça-feira, 6 de agosto, enquanto o Acre celebrou mais um aniversário de início da Revolução Acreana, a Polícia Civil do Estado (PCAC) firmou uma data significativa para a instituição. Em uma cerimônia especial, a organização não governamental (ONG) e internacional The Exodus Road entregou uma solução tecnológica inovadora, destinada a fortalecer o combate ao tráfico de pessoas e à exploração sexual infantil.

O evento contou com a presença de autoridades e especialistas, incluindo policiais norte-americanos da Homeland Security Investigations, Customs & Border Protection e do Serviço de Segurança Diplomática (DSS), que ministraram palestras sobre o tráfico de pessoas e o contrabando de seres humanos, destacando as distinções entre esses crimes.

O tráfico de pessoas envolve a exploração de indivíduos para trabalho forçado, exploração sexual ou outras formas de servidão, muitas vezes envolvendo o uso de coerção ou engano. Já o contrabando de pessoas refere-se ao ato de facilitar a entrada ilegal de indivíduos em um país, normalmente mediante pagamento, sem a intenção de exploração contínua.

A solução tecnológica inovadora desenvolvida pela organização The Exodus Road visa combater o tráfico de pessoas, focando na coleta de evidências, identificação de vítimas e apoio a operações de resgate. A organização utiliza uma combinação de treinamentos para investigadores locais, análise cibernética, tecnologia de investigação forense e programas de intervenção para encontrar e libertar pessoas presas em redes de tráfico humano.

Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação entre a Polícia Civil do Acre e a ONG. Em sua fala, o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, homenageou a CEO da organização, Cíntia Meirelles, por sua colaboração.

O termo de cooperação entre a Polícia Civil do Acre e a The Exodus Road permitirá um avanço significativo no combate ao tráfico de pessoas na região. Este acordo possibilitará o treinamento de agentes e delegados em técnicas específicas para enfrentar este crime, incluindo a identificação de vítimas e procedimentos legais necessários para a efetiva aplicação da justiça.

O treinamento oferecido pela The Exodus Road incluirá o uso de tecnologias avançadas, como as fornecidas pela Cellebrite. Essas ferramentas tecnológicas são essenciais para a coleta de provas digitais e o mapeamento de redes de tráfico. A capacidade de coletar e analisar dados digitais permite construir casos mais robustos contra os traficantes e facilita a realização de intervenções mais seguras e eficazes. Este tipo de tecnologia é crucial para detectar e desmantelar redes de tráfico de pessoas, garantindo que as vítimas sejam resgatadas e os criminosos sejam devidamente processados​.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Velório e sepultamento do empresário Rodrigo Pires serão no Cemitério Morada da Paz

Jamile Romano

Projeto “Pedalando Novos Tempos” transforma vidas e conquista Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza dialoga com moradores afetados pela enchente do Rio Tarauacá e garante apoio social

Jamile Romano

Petrobras anuncia concurso com 6.412 mil vagas e salário inicial de R$ 6 mil

Jamile Romano

Nos últimos seis anos, gestão de Gladson Cameli pagou mais de R$ 3 bilhões em dívidas de governos passados

Jamile Romano

Acre tem mais de 95 mil hectares de área plantada, chegando a 738,9 milhões de valor da produção

Jamile Romano