Publicado em 09/12/2025
O pastor evangélico Natalino do Nascimento Santiago, de 51 anos, será levado a julgamento nesta terça-feira (9) pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Vara Criminal de Capixaba, município a 77 quilômetros de Rio Branco. A sessão, marcada para as 8h, deve atrair grande público ao Fórum, por conta da forte repercussão do caso.
Natalino já possui condenações que somam mais de 35 anos de prisão, por ter assassinado outra mulher em Senador Guiomard e um homem no bairro Palheiral, em Rio Branco. Agora, responderá por feminicídio da ex-esposa Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, e por tentativa de homicídio contra o filho e um cunhado, que tentaram intervir para impedir o ataque. Os crimes ocorreram em junho deste ano, quando o acusado utilizou um terçado.
Auriscléia e Natalino foram casados por alguns anos. A vítima decidiu se separar por causa dos constantes maus-tratos e do ciúme excessivo do pastor, que não aceitava o fim do relacionamento nem a possibilidade de que ela reconstruísse a vida afetiva. De acordo com testemunhas, ele a ameaçava de morte sempre que a visitava.
Na manhã de 11 de junho, Natalino foi à casa da ex-mulher e, após mais uma tentativa frustrada de reatar o casamento, perdeu o controle. Armado com um terçado, desferiu um golpe que praticamente degolou Auriscléia, matando-a instantaneamente. O filho do casal e o cunhado, que presenciaram a cena, também foram atacados e ficaram feridos.
Após o crime, o pastor fugiu e permaneceu três dias foragido, beneficiado pelo conhecimento da região. Ele acabou se entregando ao delegado de Capixaba e confessou a autoria dos ataques.
Quase seis meses após a tragédia, Natalino enfrentará o júri popular pelos crimes cometidos.

