22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 16 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parque tecnológico de Rio Branco adotará estratégias do maior parque digital aberto e urbano do Brasil

Atualizada em 20/02/2025 14:35

Estimular a criação de negócios que possam se tornar plataformas para a criação de produtos e serviços avançados foi uma das estratégias apresentadas por consultores do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), Claúdio José do Nascimento e Vinicius Vieira, no início da noite desta quarta-feira, 19, para o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. A reunião foi realizada no gabinete do prefeito, na capital.

Estado e Município trabalham em parceria, com o objetivo principal de alinhar estratégias e ações para o desenvolvimento de um ambiente propício ao crescimento de startups e incentivo à inovação, visando fomentar a economia local e apoiar novos empreendimentos. E para isso, irão implantar um parque tecnológico em Rio Branco, que adotará as mesmas estratégias do Porto Digital do Estado de Pernambuco.

Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, a parceria representa a construção de uma política pública comprometida com o ecossistema de inovação. “A ideia é não perder talentos. Uma vez implantado, o parque tecnológico vai incubar e acelerar novos negócios, com investimento na formação empreendedora e o estímulo a empresas nascentes, com produtos e serviços sustentáveis”, explicou.

O Estado do Acre já tem incentivos fiscais para empresas e indústrias do setor produtivo. Um grupo de trabalho (GT) faz os ajustes finais para criação de uma lei municipal que beneficie startups com redução no Imposto Sobre Serviços (ISS) e no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O GT é formado por técnicos da Seict e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação.

“Estamos comprometidos em criar um ecossistema que favoreça a criatividade e o empreendedorismo. Desde que assumi o Município, temos investido muito em inovação, principalmente na educação”, afirmou o prefeito Bocalom.

Durante o encontro, os participantes discutiram as etapas de projeto, a infraestrutura necessária e as perspectivas de atração de investimentos. Ao facilitar a convivência entre universidades, empresas e instituições de pesquisa, o parque tecnológico tem o potencial de se tornar um centro de referência para capacitação e novas tecnologias no estado.

“O que a gente espera que aconteça no Acre, principalmente pela dimensão existente, é a conexão de empresas de base educacional com negócios tecnológicos, diálogos com as universidades e a sociedade”, orientou Claudio José.

Participaram da reunião o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), João Paulo Pereira; o diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), João Paulo Bittar;  os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, e de Finanças, Wilson José Leite.

Porto Digital do Estado de Pernambuco

O Porto Digital do Estado de Pernambuco é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix. Entre 2018 e 2023, o faturamento do Porto Digital subiu de R$ 1,9 bilhão para R$ 5,4 bilhões por ano.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Acre recebe roadshow do Programa Novo Brasil Mais Produtivo

Jamile Romano

Decidido: Sheila Andrade é a nova chefe de gabinete de Bocalom na prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Michelle Melo propõe lei para auxílio-aluguel imediato a mulheres vítimas de violência doméstica no Acre

Jamile Romano

Na Expoacre, um boi foge da área de rodeio e invade ruas do Parque de Exposição e causa pelo menos um ferido

Raimundo Souza

MPF recomenda cumprimento de cota para negros em concurso para professores do Instituto Federal do Acre

Jamile Romano

Republicanos decidem apoiar Marcus Alexandre para prefeito

Marcio Nunes