28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Segurança e Saúde proporciona voo emocionante a jovem que luta contra o câncer

Atualizada em 06/03/2025 14:19

“Um sentimento quase indescritível de realização. Caiu a ficha de que eu consegui chegar aqui e realizar o meu sonho”, foi assim que o jovem Tiago Castro, de 17 anos, descreveu a emoção de sobrevoar a capital de helicóptero.

Meigo, carismático e dono de um sorriso radiante, o adolescente é um verdadeiro guerreiro, tem enfrentado uma dura batalha contra o câncer há quase um ano. Nascido em Cruzeiro do Sul e atualmente morando em Rio Branco, devido ao tratamento, sempre teve sonhos grandiosos.

O sonho que agora se tornou uma realidade, começou muito cedo, quando Thiago desejou alistar-se ao Exército Brasileiro e se tornar paraquedista para sentir a adrenalina de voar de helicóptero antes de saltar de paraquedas.

Em junho de 2024, surgiu um desafio inesperado: o diagnóstico de um câncer no fêmur direito, com agravamento da doença, a perna dele precisou ser amputada até a altura da coxa.

Diante de tantas mudanças, Tiago acabou deixando o sonho de voar adormecido. “Até então, eu estava tentando esquecer esse sonho”, declarou.

Entre as nuvens e os sonhos

Tiago Castro e Norma Calisto. Norma sente-se realizada ao poder ver o sorriso radiante de gratidão do guerreiro Tiago. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Neste período de tratamento o caminho de Thiago se cruzou com o de Norma Calisto, enfermeira pediátrica da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a quem o jovem chama carinhosamente de “Tia”,  ela foi quem encaminhou o pedido do voo, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

“Essa união entre a Secretaria de Saúde e a Segurança Pública, para tornar possível esse voo, nos renova. É gratificante, confortante. Nos dá força para continuar”, afirmou emocionada.

O sonho, então, renasceu no coração de Thiago e na última terça-feira, 4, o adolescente pôde admirar a capital lá do alto. “Tia Norma perguntou se eu tinha algum desejo. Respondi que sim, que queria andar de helicóptero”, contou ele.

“Tia Norma perguntou se eu tinha algum desejo. Respondi que sim, que queria andar de helicóptero”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Esse momento significa muito, não apenas para o Tiago, nos toca profundamente, como equipe”, disse Norma.

“Desde ontem já estávamos vivendo esse sonho, porque nem esperávamos que aconteceria, ainda mais tão rápido”, relatou Maria Laíria. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Quem viveu toda a emoção ao lado do jovem foi a mãe, Maria Laíria. “Desde ontem já estávamos vivendo esse sonho, porque nem esperávamos que aconteceria, ainda mais tão rápido. O mês de fevereiro foi muito difícil, passamos a maior parte do tempo no hospital devido à piora do Tiago. Hoje, para nós, é um sonho realizado que, sozinhos, não conseguiríamos tornar possível. Só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram e demonstraram que não estamos sozinhos nessa luta contra o câncer”,  relatou com lágrimas.

Um voo especial também para a equipe de pilotos.

“A Sejusp, por meio do Ciopaer, pôde proporcionar a realização desse sonho do Tiago, isso nos faz refletir que a missão do Centro Integrado de Operações Aéreas vai além de resgates aeromédicos, policiamento, fiscalização ambiental e outras demandas. A concretização do sonho de um jovem, que entre tantos desafios que vem enfrentando a cada dia, nos ensina que a fé, o amor, a força e a perseverança são combustível para que possamos, em cada missão, fazer o nosso melhor, servindo o nosso estado do Acre”, declarou o coordenador do Ciopaer, Sérgio Albuquerque.

“Isso nos faz refletir que a missão do Centro Integrado de Operações Aéreas vai além de resgates aeromédicos”, disse o coordenador do Ciopaer, Sergio Albuquerque. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Naquela manhã, onde as nuvens abriram espaço para a realização de um desejo tão especial, Tiago não apenas voou, ele provou que sonhos não são esquecidos, apenas esperam o momento certo para decolar. Nos céus do Acre, por alguns instantes, ele foi exatamente quem sempre quis ser: livre, forte e cheio de vida.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Literatura é ferramenta de ressocialização no sistema penitenciário do Acre

Raimundo Souza

Doze indígenas Kaxarari da mesma família são atendidos pela Defensoria Pública para incluir a etnia na certidão de nascimento

Jamile Romano

Rio Acre ultrapassa cota de alerta e Prefeitura de Rio Branco prepara abrigos para alojar famílias afetadas pela enchente

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco entregou kits de primeiros socorros às escolas e amplia capacitação para 2024

Raimundo Souza

Encontro promovido pelo Sebrae e Associação dos Municípios do Acre destaca protagonismo municipal no desenvolvimento do Estado

Marcio Nunes

Recordes de produção de soja e milho revelam potencial agrícola do Acre

Jamile Romano