30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Saneacre e Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante desobstrução de bueiros no Centro

Atualizada em 12/03/2025 10:20

Com a intensificação do período chuvoso, Cruzeiro do Sul recebeu um importante reforço para minimizar os impactos causados pelo acúmulo de água em ruas e bairros da cidade. O governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), cedeu um caminhão hidrojato (“tatuzão”) para atuar com equipes da prefeitura, visando ao desentupimento de bueiros e galerias pluviais, ação fundamental para evitar alagamentos e garantir mais segurança à população. A operação se iniciou na terça-feira, 11.

Embora a parte de drenagem urbana e águas pluviais sejam de responsabilidade das prefeituras municipais, muitas não possuem um caminhão desse modelo, e, com isso, a autarquia do Estado entra como parceira essencial.

O presidente do Saneacre, José Bestene, explicou que o tatuzão é uma conquista da gestão Gladson Camelí: “É uma ferramenta muito eficiente, que o governo disponibiliza para os municípios mais afetados pelos entupimentos de bueiros em épocas de enxurrada”.

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da iniciativa e ressaltou que a cessão do caminhão vai evitar muitos transtornos, especialmente em áreas críticas onde, além da alta quantidade de chuvas, há um grande acúmulo de resíduos que obstruem a passagem da água.

Grande parte das obstruções são causadas por descarte incorreto de lixo. Foto: cedida

“As coisas vão ficar mais fáceis, porque ele vai desentupir as áreas que ficam com água represada, muitas vezes pelo acúmulo de garrafas PET e outros objetos que causam o entupimento de bueiros”, afirmou o prefeito, que também enfatizou que técnicos da prefeitura estão mobilizados para dar suporte à operação do equipamento e garantir que os serviços sejam realizados com eficiência.

A autarquia de saneamento do Estado reforça a importância da colaboração da população para diminuir os riscos de entupimentos e enxurradas, orientando que não se jogue lixo nas ruas nem nas redes de coleta.

Artigos Relacionados

Acre é o segundo estado do país com menor desigualdade salarial entre homens e mulheres, aponta relatório

Jamile Romano

Políticos e porcos

Jamile Romano

MPAC realiza reunião sobre ações de combate a arboviroses e síndromes gripais

Jamile Romano

Em coletiva de imprensa, Reitora da Ufac fala sobre bônus regional para Medicina

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco e Acisa lançam premiação de Natal com mais de R$ 300 mil em prêmios

Marcio Nunes

Aleac aprova isenção do pagamento da taxa de licenciamento por mototaxistas

Marcio Nunes