25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Prefeitura de Rio Branco e TRE leva cidadania aos rio-branquenses

Em tempos em que a eficiência do serviço público depende cada vez mais da cooperação entre diferentes esferas do poder, a parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), surge como um exemplo de integração bem-sucedido: o serviço da cidadania.

A colaboração, oficializada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, foi fundamental para viabilizar a primeira ação itinerante da Campanha de Biometria 2025. Nos dias 26, 27 e 28 de maio, a população teve acesso facilitado ao cadastramento biométrico no Terminal Urbano da capital acreana, um dos pontos de maior circulação diária de pessoas.

Mais do que compartilhar espaços e recursos, a parceria entre as instituições representou um esforço conjunto para ampliar o acesso à Justiça Eleitoral e promover a inclusão de milhares de eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico.

Para o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, o trabalho conjunto é essencial para aproximar o serviço público do cidadão.

“A Prefeitura de Rio Branco entende que exercer o direito ao voto começa com o acesso à informação e à regularização do título. Disponibilizar a estrutura e a logística para essa ação é uma forma de fortalecer a democracia.”

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, reforça que a parceria vai além da logística. “A presença no Terminal Urbano tem permitido atender um número significativo de eleitores que aproveitam o deslocamento diário para fazer o cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral. Estamos falando de levar cidadania de forma prática, acessível e com respeito ao tempo e à rotina do eleitor.”

A campanha de biometria tem como objetivo alcançar 100% do eleitorado acreano com dados atualizados até o fechamento do cadastro eleitoral. Nesse processo, a colaboração entre instituições públicas torna-se ainda mais relevante para garantir agilidade, capilaridade e eficiência no atendimento à população.

A ação realizada no Terminal Urbano atendeu 178 pessoas em apenas três dias, um número expressivo, considerando o fluxo espontâneo e o curto período de execução. Além disso, a ampla visibilidade da campanha, por meio dos cartazes afixados nos ônibus do transporte coletivo, ampliou significativamente o alcance da mensagem, despertando a atenção de cidadãos de diferentes bairros e faixas etárias.

Com novas ações itinerantes previstas, o exemplo deixado pela parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o TRE consolida-se como um modelo de gestão pública colaborativa, focada em resultados concretos e no fortalecimento da cidadania.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prova do concurso do TJ é cancelada e Instituto Verbena estabelece novo prazo para reaplicação; confira

Jamile Romano

Educação promove palestra para famílias de alunos neurodivergentes em Rio Branco

Marcio Nunes

Acre avança na imunização infantil e reduz taxa de crianças sem vacina contra a pólio

Marcio Nunes

Paciente consegue na Justiça fornecimento de medicamento não disponível no SUS

Jamile Romano

Com mais de 12 mil casos de síndrome gripal em 6 meses, campanha de imunização é antecipada no Acre

Jamile Romano

TCE-AC realiza I Círculo de Consensualismo sobre Políticas Públicas Sensíveis ao Gênero, Raça e Etnia

Marcio Nunes