21.9 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Iapen e Detran promoveu último grupo reflexivo de trânsito do ano para cumpridores de alternativas penais

Atualizada em 13/12/2024 11:27

Com objetivo de promover a segurança de todos no trânsito, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais de Rio Branco (Ciap/RB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou, ao longo do ano, grupos reflexivos sobre trânsito, para levar consciência a cumpridores de medidas alternativas. Nesta quinta-feira, 12, foi promovido o último encontro do ano.

Os cumpridores tiveram acesso a palestras realizadas pelo Detran, com foco em conscientizar sobre a segurança no trânsito e as diversas situações que podem colocar suas vidas e de outras pessoas em perigo e ainda estimular uma mudança na forma de agir.

E.S.S. fez questão de ressaltar que os encontros o ajudaram com autoconhecimento: “Foi bem impactante. As palestras demonstram a realidade do trânsito, as grandes taxas de mortalidade, não só no estado do Acre, mas no Brasil todo. Me ensinou a ter consciência e ser uma pessoa melhor no trânsito”, disse.

A orientadora de trânsito do Detran, Katiúscia Santos, explica que as palestras abordam o respeito e o entendimento das próprias emoções e que esse entendimento impacta no comportamento dos condutores: “Eles acabam aprendendo como se comportar no trânsito, como entender as suas emoções, como respeitar o próximo no trânsito, no nosso dia a dia, pra que a gente possa ter um trajeto, uma direção mais segura e mais agradável”.

Segundo a coordenadora da Ciap em Rio Branco, Priscila Oliveira, os grupos são uma ferramenta de transformar as atitudes das pessoas que chegam para cumprir uma pena alternativa: “Hoje encerramos o grupo reflexivo de trânsito ministrado em parceria com o Detran e foi uma experiência muito positiva, pois o objetivo do grupo é sensibilizar as pessoas em alternativas sobre os riscos e consequências de suas ações no trânsito. Esse processo educativo não só busca informar, mas também transformar atitudes e comportamentos, incentivando uma postura mais responsável”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis entrega kits de vestuário social e reforça a importância do Outubro Rosa na Fazenda Esperança Maria Madalena

Jamile Romano

Centro de Línguas inicia rematrículas nesta quinta

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco Anuncia Construção de 96 Novos Apartamentos do Programa Minha Dignidade

Marcio Nunes

Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o advogado Romano Gouveia

Marcio Nunes

Inscrições para o concurso do Detran terminam ao meio-dia desta quarta-feira

Jamile Romano

DNIT assumirá obras do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia

Marcio Nunes