28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parceria entre Fundhacre e Semsa leva atendimento odontológico a pacientes com doenças renais

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) recebeu o programa Produzindo Sorrisos, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em uma ação ocorrida nesta quarta, 14, e quinta-feira, 15. A parceria com a Prefeitura de Rio Branco levou duas vans odontológicas diretamente ao Serviço de Nefrologia da Fundação, com o objetivo de fornecer atendimento essencial a pacientes com doenças renais.

O programa itinerante Produzindo Sorrisos oferece uma ampla variedade de serviços odontológicos, desde orientações sobre higiene bucal até procedimentos mais complexos, como restaurações e exodontias. O serviço prepara os pacientes para a fila de transplante de rins, garantindo que sua saúde bucal esteja em dia, o que é necessário para o sucesso do tratamento.

Dora Lima, coordenadora do Serviço de Nefrologia da Fundhacre, ressaltou a importância da parceria: “É uma honra trazer serviços especializados para mais próximo dos nossos pacientes nefropatas. A Semsa possui vans especializadas que atenderam às necessidades dos nossos pacientes de forma excepcional”.

“Para nossos pacientes com múltiplas comorbidades, o tratamento dentário muitas vezes é o último a ser procurado devido às dificuldades de acesso. Este programa tem sido extremamente benéfico, não apenas para os pacientes, mas também para seus familiares, que também puderam ser atendidos”, declarou a médica Luciene Pereira, responsável técnica pelo Serviço de Nefrologia da Fundação.

Helanne Domingos, gerente do Departamento de Saúde Bucal da Semsa, complementou: “Foi um privilégio atender ao pedido da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre (Apartac). Nosso departamento trabalhou para oferecer um atendimento completo e de qualidade, proporcionando uma gama de serviços por meio das vans odontológicas”.

“Muitos dos pacientes estão na fila de transplante e precisam de uma avaliação completa. Realizamos todos os procedimentos necessários e fornecemos um laudo para assegurar que eles estão aptos para a cirurgia, sem risco de infecção na cavidade oral”, explicou Luzanira Nascimento, cirurgiã-dentista atuante no programa.

Maria Cavalcante, de 65 anos, compartilhou sua experiência: “Sou paciente aqui há três anos. Passei por uma extração de dente e estou muito satisfeita com o atendimento. Estou entrando na fila do transplante de rins e precisava desse cuidado. Achei tudo muito bom, graças a Deus”.

Durante os dois dias de atendimento, foram realizados 253 procedimentos para 54 pacientes. Entre os procedimentos realizados estavam extrações, restaurações e limpezas, atendendo às diversas necessidades odontológicas dos participantes. A ação conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco pôde agilizar o tratamento e a aptidão para os tão esperados transplantes renais, realizados no complexo hospitalar.

[Agência de Notícias do Acre]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre marca presença em fóruns preparatórios para a COP30, em Brasília

Kevin Souza

Educação do Acre recebe premiações durante 7º Fórum Estadual Étnico-Racial

Redacao

Comércio exterior e tecnologia: o futuro do Acre no cenário internacional

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco já retirou mais de 1,9 mil toneladas de entulhos em bairros atingidos pela enchente

Jamile Romano

Após atraso de funerária, corpo de vítima de queda de avião deve chegar ao Acre terça (28) à noite

Jamile Romano

Homem morre afogado ao mergulhar no Rio Moa, no interior do Acre

Raimundo Souza