23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Para mitigar os impactos das mudanças climáticas é preciso consciência, é preciso união!

Publicado em 16/03/2025

Um dos maiores desafios globais da atualidade são as mudanças climáticas e as formas de mitigar suas consequências às pessoas e ao meio ambiente. Aumento das temperaturas, eventos extremos e alterações nos ecossistemas podem ser citados como alguns dos principais desafios desse fenômeno que traz alterações nos padrões climáticos do planeta e que afeta a humanidade e o meio ambiente de várias formas.

Assim como em todo o mundo, o Acre sofre com esses impactos, com períodos de grandes cheias e secas severas, por exemplo. Mas, como tentar minimizar, de fato, esses impactos? Cabe apenas ao governo lançar políticas públicas, fiscalizar, autuar possíveis infratores, lançar projetos e planos de conservação e preservação? É preciso uma união de forças entre todos os poderes e, principalmente, um engajamento da população, que é a mais afetada com esses impactos, além do meio ambiente, é claro!

O governo do Acre vem fazendo a sua parte, atuando com a elaboração de políticas públicas, execução de projetos sustentáveis, operações de combate a crimes ambientais para tentar conter os impactos dessas mudanças climáticas.

Aproveitando que hoje, domingo, 16, é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, bora falar um pouco sobre o que tudo isso significa.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “as mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas”.

Essas mudanças ocorrem principalmente devido à emissão de gases de efeito estufa (GEE) – queima de combustíveis fósseis, desmatamento desenfreado -, que reduz a capacidade do planeta de absorver CO₂ agravando o aquecimento global , entre outros.

Com algumas soluções simples, outras não, o engajamento da sociedade e o trabalho intenso do poder público são alternativas para mitigar esses impactos. Dentre eles o reflorestamento e a conservação, com a restauração de florestas e a preservação de biomas naturais, que ajudam a capturar o carbono da atmosfera. Mudanças no consumo, como reduzir o desperdício, reciclar e adotar hábitos sustentáveis fazem a diferença nos danos e impactos ao meio ambiente.

Além disso, políticas públicas e acordos internacionais, que estabelecem metas para limitar o aquecimento global com a redução das emissões de GEE no contexto do desenvolvimento sustentável. A COP-30, que será realizada em Belém (PA), em novembro, será um importante espaço de acordos, discussões e resoluções, a fim de traçar alternativas globais contra a crise climática.

Em pormenores, o fato é que as mudanças climáticas são uma realidade difícil de encarar, porém, é fácil perceber suas consequências, e seus impactos afetam a todos. É preciso uma ação global urgente, com a união de governos, setores privados e os indivíduos, juntos, adotando práticas sustentáveis garantindo um futuro mais equilibrado e seguro para as próximas gerações. É preciso consciência, é preciso união!

Janine Brasil é especialista em assessoria de comunicação, especialista em jornalismo digital, assessora de Comunicação do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), atuou como editora-chefe do Portal de Notícias G1 Acre por 10 anos, foi professora do curso de jornalismo do Iesacre/Uninorte por 7 anos, é apaixonada por jornalismo ambiental, gosta de séries, livros e rock

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Apartamento de Hugo Motta avaliado em R$ 5 mi custou R$ 125 mil no papel

Raimundo Souza

Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends

Raimundo Souza

Gleisi vê governo ofuscado por crises e admite que parte da base pode estar contra Lula em 2026

Raimundo Souza

Com caravana da ALEAC ao Juruá, Nicolau vai cobrar do governo federal obras imediatas na 364

Jamile Romano

Opinião: Trump muda radicalmente de estratégia com o Brasil ao tirar Moraes da lista de sanções da Magnitsky

Raimundo Souza

Em reunião com Marcus Alexandre, moradores da Travessa da Felicidade, no bairro Paz, denunciam abandono, péssimas condições das ruas e falta d’água

Raimundo Souza