23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Para garantir a segurança durante as festas juninas, Energisa reforça orientações com a rede elétrica

Publicado em 11/06/2024
O mês de junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas. Para poder comemorar o São João, “como manda o figurino” e aproveitar o arraiá com toda pompa é importante manter a atenção redobrada à segurança com a rede elétrica.
Para aqueles que já estão programando o arraiá no conforto do lar é importante ficar atento na hora de preparar o ambiente. Deve-se evitar fazer gambiarras ou uso de ‘T’ ou ‘benjamins’ para ligar os aparelhos. É preciso observar o estado de conservação dos fios e caso seja necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, dar preferência aos filtros de linha.
Ao realizar a decoração dentro de casa, é preciso ficar atento e jamais utilizar os bocais de lâmpadas como suporte para colocar enfeites como balões e bandeirinhas. Além do risco de choques elétricos, essa prática pode provocar também incêndios.
A Energisa reforça que nunca se deve também manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras  conectados na tomada com a mão ou o corpo molhado.
“Outra ação bastante comum e perigosa é utilizar estruturas da rede elétrica como postes, principalmente os de jardim e fiação para enfeitar ruas e praças com bandeirolas e balões. O risco de choque é alto e a população nunca deve usar as instalações da Distribuidora. E mesmo mantendo distância dos cabos de energia, deve se dar preferência aos adereços de materiais isolantes em vez de metal, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, explica a coordenadora de segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes.
Outra dica é jamais soltar balões! Ao atingir o sistema elétrico, os balões podem provocar graves acidentes e causar queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão, geram a interrupção no fornecimento de energia para muitos consumidores.
LIGAÇÕES PROVISÓRIAS   
Além dos cuidados para quem vai aproveitar os festejos juninos, Gabriella chama a atenção das pessoas que irão trabalhar na festa. “Não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar temporariamente uma área para o arraial. Além de crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia”. Qualquer instalação elétrica deve ser realizado por profissional especializado.
Para solicitar uma ligação provisória, basta o cliente entrar em contato com os canais de atendimento da concessionária pelo menos 48 horas de antecedência. Os canais são: call center (0800 647 7196), Gisa (whatsapp): www.gisa.energisa.com.br, App Energisa On: disponível para iOS e Android e agência digital: www.energisa.com.br .
Veja as dicas da Energisa para garantir a segurança no período de festas juninas:
• Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que comprovam a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.
• Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, ao se aproximarem ou entrarem em contato com a rede elétrica provocam graves acidentes
• Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes, bocais de lâmpadas ou cabos.
• Nunca coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos em sua confecção próximo da rede elétrica.
• Nunca faça ligações clandestinas ou gambiarras para fornecer energia para a comemoração da festa.
• Não utilize “T” e dê preferência às réguas de energia.
• É recomendado utilizar os serviços de um profissional capacitado para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).
Em caso de falta de energia, ou acidente com a rede elétrica durante a comemoração, entre em contato com os canais de atendimento da Energisa:
Call center (0800 647 7196), Gisa (whatsapp): www.gisa.energisa.com.br, App Energisa On: disponível para iOS e Android e agência digital: www.energisa.com.br
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gladson Cameli defende amplo debate sobre PEC da Segurança em reunião com o presidente Lula

Jamile Romano

Blindagem organizacional: como o controle interno e a auditoria fortalecem a gestão

Raimundo Souza

27 comunicadores do Acre concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Marcio Nunes

Secretaria da Fazenda anuncia alterações que facilitam emissão de certidão negativa de débitos fiscais estaduais

Jamile Romano

Solenidade de abertura do Jifac 2025 marca início das competições em Rio Branco

Marcio Nunes

Governo do Acre direciona R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024

Jamile Romano