25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 23 de abril de 2025
O RIO BRANCO
MundoMundo

Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano

Atualizada em 23/04/2025 10:30

Mais de 20 mil fiéis se reuniram nesta quarta-feira (23) na Praça Santa Marta, no Vaticano, para prestar condolências e receber o caixão com o corpo do papa Francisco. A cerimônia de velório aberto começou às 11h (horário local) e segue até a próxima sexta-feira (25).

De acordo com a Santa Sé, o caixão foi colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde o coro cantou a Ladainha dos Santos em latim “para o repouso de sua alma”. O cardeal camerlengo Kevin Farrel conduziu uma breve liturgia que incluiu uma leitura do Evangelho de João sobre o amor de Jesus por seus discípulos.

Os horários informados pelo Vaticano para visitação de fiéis à basílica para se despedir do papa são os seguintes: na quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; e na sexta-feira (25), das 7h às 19h.

O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado, conforme pedido do pontífice.

A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Saiba quem é Kamala Harris, nome forte para substituir Biden

Raimundo Souza

Biden desiste de reeleição após pressão e anuncia apoio a Kamala Harris

Raimundo Souza

Biden discute apoio a ataque às instalações petrolíferas iranianas

Marcio Nunes

O impacto da inteligência artificial e do aprendizado de máquina no controle interno

Raimundo Souza

Eleições na Alemanha: conservadores vencem, mas precisam de alianças para governar

Raimundo Souza

Brasil vira ameaça em disputa entre EUA e China pelo controle dos mares

Raimundo Souza