24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Papa fará sua 1ª aparição pública após a internação neste domingo

Foto: Shutterstock.com Papa Francisco está internado há cinco semanas

O líder da Igreja Católica aparecerá em uma janela do hospital Gemelli, em Roma, para cumprimentar o público e conduzir uma bênção aos fiéis

O Papa Francisco planeja fazer neste domingo (23) sua primeira aparição pública desde que foi internado devido a uma pneumonia, há mais de um mês. A informação foi divulgada pelo Vaticano neste sábado (22).

O líder da Igreja Católica aparecerá em uma janela do hospital Gemelli, em Roma, onde está internado, para cumprimentar o público e conduzir uma bênção.

“O Papa Francisco planeja cumprimentar e dar uma bênção do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, no final do Angelus (oração semanal), que, como nas últimas semanas, será publicada por escrito”, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Internado há mais de um mês

O pontífice, de 88 anos, está internado desde o dia 14 de fevereiro, mas não preside a oração do Angelus desde o dia 9 daquele mês. Ao todo, foram cinco semanas consecutivas sem sua presença no evento.

Francisco comemorou os dez anos de seu papado – que começou em março de 2013 – internado. A saúde do Santo Padre foi motivo de preocupação entre fiéis e observadores do Vaticano, uma vez que o quadro, já delicado, se tornava ainda mais grave devido às suas complicações de saúde.

No entanto, o pontífice melhorou ao longo das semanas, e deixou de usar uma máscara de oxigênio na quarta-feira.

“A melhora do estado clínico do Santo Padre está confirmada”, escreveu o Vaticano em seu último boletim médico. A pneumonia de Francisco não foi “eliminada”, mas está “sob controle”, segundo a assessoria de imprensa do Vaticano.

“A ventilação mecânica não invasiva foi suspensa e também houve uma redução na necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo”, indicou o informe, acrescentando que há avanços na fisioterapia motora e respiratória do papa.

*Com informações do IG

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ecosociobiotecnomia: a nova fronteira para um desenvolvimento sustentável e inclusivo

Raimundo Souza

Venezuela não é ditadura nem democracia liberal, diz pesquisadora

Raimundo Souza

STF retoma julgamento de Bolsonaro; Cármen Lúcia vota

Redacao

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Redacao

CBF decide por ranking de federações e Humaitá está fora do Brasileiro da Série D em 2026

Redacao

Porto Acre: Maximo é eleito prefeito com 58,49% dos votos

Raimundo Souza