24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Papa facilita contratação de trabalhadores com deficiência no Vaticano

O papa Leão XIV modificou a legislação do Vaticano para facilitar a contratação de trabalhadores com deficiência, esclarecendo que essa condição não impede a aptidão para o trabalho, informou hoje a Santa Sé.

O pontífice autorizou o seu secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, a introduzir duas disposições numa lei que regula, desde 2011, a contratação no Vaticano e na Cúria Romana.

A primeira alteração especifica que “a inserção profissional de pessoas com deficiência deve ser promovida com espírito de acolhimento e, quando necessário, adotando medidas oportunas e específicas”.

Porque, sublinha, “a condição de deficiência não impede a aptidão para trabalhar” nas instituições da Santa Sé.

Por outro lado, também altera a declaração de “bom estado de saúde” no regulamento geral da Cúria Romana, por “aptidão psicofísica”, tanto para funcionários como para clérigos ou leigos.

O pontífice norte-americano determinou que estas alterações entrem imediatamente em vigor.

Desde a sua eleição em maio passado, o papa Leão XIV declarou imediatamente uma atenção especial ao mundo do trabalho e, de facto, escolheu o seu nome pontifício como herdeiro de Leão XIII (1878-1903), o papa da Revolução Industrial que abordou pela primeira vez a questão social dos trabalhadores na sua encíclica “Rerum novarum” (1891).

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre participa do lançamento de marca que visa promover Xapuri como destino de visitantes de diversos lugares do mundo

Raimundo Souza

Complexo de Comunicação O Rio Branco. Nota de pesar: Douglas Richer, colunista social, natural de Sena Madureira- Ac , morre aos 37 anos

Raimundo Souza

População trans está entre as mais atingidas por desastres ambientais

Raimundo Souza

Paulo Figueiredo: “Magnitsky vai arruinar vida de Alexandre de Moraes”

Kevin Souza

Acre realiza teste do sistema Defesa Civil Alerta em quatro municípios

Raimundo Souza

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de oito meses de trabalho dos acreanos

Redacao