24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Países que causaram mais impactos devem compensar mais, diz Marina

Atualizada em 07/03/2024 16:57

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse nesta quinta-feira (7) que a justiça climática passa pelo fato de os países desenvolvidos que se beneficiaram mais com a emissão de gás carbônico no passado financiarem as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Marina participou do evento “Justiça climática em tempos de transformação”, no Museu do Amanhã, na região central do Rio de Janeiro.

“No contexto da mudança do clima, qual a grande injustiça que está acontecendo? Aqueles que transformaram mais a natureza para gerar riqueza, tecnologia, produtos para que isso acontecesse, geraram mais emissões de CO2. Causaram mais impacto ambiental e aumentaram o problema. Se é para ser justo, eles têm que pagar mais, compensar mais”, disse a ministra.

Segundo ela, aqueles que criaram menos problemas e impactaram menos devem contribuir de uma forma menor do ponto de vista do esforço e devem ser compensados pelos recursos do ponto de vista financeiro e tecnológico.

Ela destacou que se os países do G20 (grupo dos 19 países mais ricos do mundo, mais a União Europeia e a União Africana) decidirem fazer a sua parte, o ponteiro das mudanças climáticas “gira em benefício da humanidade”.

Marina ressaltou que a ciência, ao determinar que a temperatura global não exceda 1,5 graus Celsius, e a sociedade civil do mundo inteiro estão fazendo bem a sua parte no enfrentamento às emergências climáticas. “Quem está no déficit são os governos e as empresas”.

Segundo a ministra, a agenda da transformação tem ganhado muita força. “Não basta mitigar e adaptar. É preciso transformar o modelo de desenvolvimento para que a gente possa fazer frente aos problemas e não ficar apenas enxugando gelo e apagando fogo”, concluiu.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Sergio Moro

Jamile Romano

Esposas de ministros de Lula ganham até R$ 100 mil por mês em TCEs

Jamile Romano

Com emenda de Alan Rick, Jocum recebe veículo para fortalecer ações sociais em Rio Branco

Jamile Romano

Câmara Municipal debate sobre os desafios na promoção da saúde renal

Jamile Romano

Justiça Eleitoral torna réus Marcelo Odebrecht, Vaccari e mais 37 em caso da Lava Jato

Jamile Romano

Roberto Duarte anuncia destinação de R$ 5 milhões para obras de infraestrutura de Brasiléia

Jamile Romano