24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Pai é responsabilizado por danos no quadriciclo conduzido por menor de idade

A  2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, à unanimidade, manter a sentença que condenou o pai de um jovem a pagar os danos materiais causados em um acidente de quadriciclo conduzido por um menor de idade. A decisão foi publicada na edição n.° 7.536 do Diário da Justiça (pág. 17), da última terça-feira, 14.

De acordo com os autos, o jovem foi à fazenda para visitar uma tia que trabalha lá e, sem permissão, utilizou o quadriciclo que estava estacionado e tombou o veículo. O conserto totalizou R$ 4.305,00, sendo esse o valor reivindicado no processo o pagamento pelo responsável.

Por sua vez, o pai argumentou que não pode ser responsabilizado pelas ações do seu filho e que a culpa é do proprietário por deixar o veículo com a chave, mesmo dentro de sua própria fazenda.

Em seu voto, o  juiz Robson Aleixo, relator do processo, apontou que na situação o menor de idade conduziu o quadriciclo sem a devida precaução e sem autorização, resultando nos danos materiais, sendo cabível a compensação financeira devida.

O Colegiado não deu provimento ao recurso. “Portanto, o recorrente, na qualidade de responsável por seu filho, é obrigado a reparar os danos materiais no valor de R$ 4.305,00. Por conseguinte, a sentença é mantida em sua totalidade”, concluiu o relator.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza se reúne com organizadores da Marcha para Jesus 2025, agendada para 10 de maio

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco elabora plano e reforça ações de prevenção contra o sarampo

Marcio Nunes

Rio Acre tem leve alta em Rio Branco, mas nível segue longe da cota de alerta

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco recebe título de Parceiro Benemérito da Apae pelo apoio à inclusão social

Marcio Nunes

No Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, governo destaca avanço na inclusão de alunos com deficiência à rede regular

Jamile Romano

Acre está entre os cinco estados com menor desigualdade de renda do Brasil, aponta IBGE

Jamile Romano