24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Paciente oncológico consegue na Justiça o fornecimento de remédio

A urgência no tratamento do câncer requer uma rápida intervenção, já que envolve risco de vida iminente ou dano grave permanente

O Tribunal Pleno Jurisdicional confirmou a liminar que determinou ao Estado do Acre a obrigação de fornecer medicamento para um paciente oncológico de Rio Branco. A decisão foi publicada na edição n° 7.703 do Diário da Justiça (pág. 5), desta sexta-feira, 17.

O autor do processo foi diagnosticado com linfoma folicular (tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático), por isso o médico especialista prescreveu “Riximyo 100 mg/10 ml”. Nos autos, ele apresentou as comprovações e pleiteou o fornecimento do remédio pela saúde pública, justificando que não tinha condições de arcar com o tratamento.

O desembargador Roberto Barros, relator do processo, assinalou que o medicamento está o incorporado às diretrizes terapêuticas do SUS, conforme Portaria nº 63/2013 e que possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em seu voto, afirmou ser dever da Administração Pública garantir o direito à saúde do cidadão.

O pedido foi deferido. “O direito à saúde, assegurado pela Constituição Federal, impõe ao Estado o fornecimento de medicamento essencial ao tratamento de doença grave, quando comprovada a hipossuficiência do paciente, a indicação médica e o registro do medicamento no SUS”, ratificou Barros.

(Mandado de Segurança n.° 1002025-28.2024.8.01.0000)

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Controladoria-Geral do Estado lança Guia de Transparência Ativa para fortalecer o acesso à informação

Marcio Nunes

Ministros do STF e TRT vêm ao Acre para participar de Simpósio Regional de Direito e Agronegócio

Jamile Romano

Detento é aprovado no Enem e ganha bolsa integral pelo Prouni

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco lança programa que visa restaurar tampas das caixas de drenagem pluvial do município

Jamile Romano

Fapac participa de Workshop da Iniciativa Amazonia+10 promovido em Manaus

Raimundo Souza

Osvaldo D’Albuquerque é o primeiro da lista tríplice para ser o novo procurador do MPAC

Marcio Nunes