23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Paciente consegue na Justiça fornecimento de medicamento não disponível no SUS

Publicado em 24/01/2024

Um paciente de Rio Branco conseguiu na Justiça o fornecimento de quatro caixas de um medicamento por mês até o julgamento do processo. Portanto, o ente público deve cumprir a decisão no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a 30 dias.

O autor do processo foi diagnosticado com asma alérgica eosinofílica. De acordo com os autos, o paciente teve recente piora do quadro clínico, com episódios de hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue), o que segundo laudo emitido por especialista indica risco de morte iminente em razão da perda precoce da função pulmonar.

Deste modo, o requerente explicou que o tratamento atual não tem gerado melhora. Ele usa anti-histamínicos, corticoides inalatórios, associados com beta-agonistas em altas doses, antileucotrienos e antagonistas anti-muscarínicos de longa duração. O medicamento pleiteado foi prescrito em caráter de urgência em virtude da não eficácia dos tratamentos convencionais anteriormente utilizados.

Em resposta, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) alegou a impossibilidade de fornecimento por não integrar a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, logo não sendo disponibilizado pelo SUS, assim impossibilitando o atendimento da solicitação do impetrante. Em contraponto, a Sesacre apontou a existência de alternativas terapêuticas, previstas na Tabela de Situações Clínicas/2020 do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

O deferimento da liminar está disponível na edição n° 7.463 do Diário da Justiça (pág. 3), desta segunda-feira, 22. O desembargador Nonato Maia, relator do processo, considerou a necessidade efetiva do medicamento para a manutenção da saúde do paciente e o risco da demora da prestação do atendimento público.

(Processo n° 1000067-07.2024.8.01.0000)

 

[TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Por que é preciso olhar além da farda?

Raimundo Souza

Oito partidos oficializam apoio à pré-candidatura de Mailza Assis ao governo do Acre em 2026

Kevin Souza

Segurança Pública utiliza aplicativo de mensagem como alternativa para atendimentos emergenciais

Jamile Romano

”Se não tem pão, que comam brioches”: Roberto Duarte compara Lula a Maria Antonieta por fala sobre inflação

Jamile Romano

Secretaria da Mulher realiza lançamento da cartilha “Sou A Travesti, Existo” no interior do estado

Jamile Romano

Polícia Civil integra força de segurança em Tarauacá e prende membros de grupo criminoso responsáveis por vários crimes

Jamile Romano