24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Pacheco defende regulação das redes para evitar “captura de mentes”

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta segunda-feira (8), que a regulamentação das redes sociais é “fundamental” para evitar a “captura de mentes”.

A declaração do presidente do Senado vem na esteira da repercussão das críticas feitas pelo CEO do X (ex-Twitter), o empresário sul-africano Elon Musk, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sobre os bloqueios de contas da rede sociais determinadas pela Justiça brasileira.

O bilionário chegou a ameaçar descumprir as ordens judiciais impostas por Moraes nos últimos anos e reativar contas bloqueadas por disseminação de fake news, ataques às instituições democráticas e propagação de discursos de ódio.

Falta de legislação

Pacheco afirmou ainda que a participação intensa do judiciário nas decisões sobre plataformas digitais acontece por não haver uma legislação própria para o assunto.

Internet não pode disseminar estupidez

O presidente do Senado ainda também afirmou que a internet não pode ser utilizada para “disseminar estupidez”. Ele disse que a regulamentação é “inevitável” e que a sociedade está exposta a um local sem lei que faz de tudo para “ter adesão e ganhar lucro”.

“A internet precisa ser usada para o progresso da nação, não para disseminação de estupidez e de violação a instituições, violação às regras. Nossas crianças, jovens, idosos estão a mercê de um campo completamente sem lei que permite um vale tudo para poder ter mais adesão e no final tudo se resume a lucro”, afirmou Pacheco.

CNN tenta contato com X, Meta e Google para comentar a respeito das declarações de Pacheco.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Resultado da 2ª chamada do Prouni sai nesta terça-feira

Marcio Nunes

Escândalo do INSS, com risco de CPI, desafia a leve recuperação de Lula nas pesquisas

Raimundo Souza

Páscoa amarga no bolso: alta nos preços leva à procura por opções mais acessíveis

Raimundo Souza

Datafolha: Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação (38%) ainda supera aprovação (29%)

Raimundo Souza

Cesta básica tem custo menor em 11 capitais, mostra Dieese

Marcio Nunes

Desfile do 7/9 com Lula tem defesa da soberania e ausência de ministros do STF

Raimundo Souza