22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Organizações criminosas

Publicado em 15/05/2025

     Não fosse o CV e o PCC o nível de criminalidade do nosso país jamais teria chegado tão longe

O CV-Comando Vermelho surgiu no Estado do Rio de Janeiro e para não ficar atrás, o Estado de São Paulo criou o PCC-Primeiro Comando da Capital. A partir de então, e em grande escala, as denominadas organizações criminosas foram se fortalecendo e se expandindo por todo o nosso país.

Hoje, para além do CV e do PCC, estas duas organizações já contam com  suas filiais espalhadas e presentes em todos os cantos e recantos do nosso país, ou seja, em quase todos os Estados da nossa federação. A propósito, aqui no Acre, os nossos criminosos já conseguiram criar a sua própria organização, no caso, o “Bonde dos 13”.

A demonstrar o avançar criminoso do nosso “Bonde dos 13”, os dois fugitivos da prisão de segurança máxima de Mossoró, no distante Rio Grande d Norte, iniciaram suas vidas criminosos aqui no nosso Acre, isto a provar, que os crimes não respeitam barreiras e são aprendidos à distância.

 Geográfica e infelizmente, como somos vizinhos dos três maiores produtores e exportadores de cocaína: a Bolívia, o Peru e a Columbia, como rota de passagem, o nosso Acre não tem como se livrar.

Como o tráfico de drogas se transformou numa das principais atividades das organizações criminosas, e em sendo os EUA e os países da Europa os destinos preferenciais das referidas organizações, o nosso Acre, vez por outra, é apontado como sendo responsável pelo fortalecimento desse mercado embora que esta avaliação seja um tanto quanto imprecisa.

Para além do tráfico de drogas, em nosso país, o crime foi se expandindo e criando novas versões, a exemplificar: assaltos das cargas transportadas em nossas rodovias, invasões de nossos domicílios, grilagens de terras rurais e assaltos a mãos armadas, estes sim, os crimes que muito tem prejudicado a nossa segurança pública.

Não por acaso e por incrível que possa parecer a nossa educação e a nossa saúde púbica, conforme as pesquisas há pouco tempo atrás, sempre apareciam como as principais exigências da nossa sociedade e hoje, vem ser a nossa segurança o item nº 01, até porque, nas apenas nas nossas grandes cidades, sim e também, nas médias e pequenas, sair as ruas, particularmente, as noites, em  muito  favorecido as ações dos mais variados bandos de criminosos.

Presentemente, o roubo de telefones celulares no nosso país já atingiu níveis jamais imaginados, até porque, no mínimo, 9 entre 10 pessoas se fazem portadores de um deles, sobretudo as mulheres e os adolescentes, justamente por serem e verdadeiramente são, os mais indefensos.

Enquanto isto, quando se fala em combater a nossa criminalidade, a nossa odiosa polarização política acaba se impondo e os crimes aumentando.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Enquanto o Brasil prioriza a política ideológica, os Estados Unidos já fecham acordos com a Argentina e Paraguai

Jamile Romano

O Itamaraty reforça na ONU o discurso de que o Brasil deveria compor o Conselho de Segurança

Jamile Romano

Não é de hoje que muitas festas populares, como as juninas e julinas, são usadas em anos eleitorais por prefeitos em reeleição

Jamile Romano

Altíssimas temperaturas

Jamile Romano

Não ocorre apenas mudança no 1º escalão da Esplanada nos planos de Lula da Silva

Jamile Romano

Nada republicanas

Jamile Romano