Atualizada em 15/05/2025 10:46
Não fosse o CV e o PCC o nível de criminalidade do nosso país jamais teria chegado tão longe
O CV-Comando Vermelho surgiu no Estado do Rio de Janeiro e para não ficar atrás, o Estado de São Paulo criou o PCC-Primeiro Comando da Capital. A partir de então, e em grande escala, as denominadas organizações criminosas foram se fortalecendo e se expandindo por todo o nosso país.
Hoje, para além do CV e do PCC, estas duas organizações já contam com suas filiais espalhadas e presentes em todos os cantos e recantos do nosso país, ou seja, em quase todos os Estados da nossa federação. A propósito, aqui no Acre, os nossos criminosos já conseguiram criar a sua própria organização, no caso, o “Bonde dos 13”.
A demonstrar o avançar criminoso do nosso “Bonde dos 13”, os dois fugitivos da prisão de segurança máxima de Mossoró, no distante Rio Grande d Norte, iniciaram suas vidas criminosos aqui no nosso Acre, isto a provar, que os crimes não respeitam barreiras e são aprendidos à distância.
Geográfica e infelizmente, como somos vizinhos dos três maiores produtores e exportadores de cocaína: a Bolívia, o Peru e a Columbia, como rota de passagem, o nosso Acre não tem como se livrar.
Como o tráfico de drogas se transformou numa das principais atividades das organizações criminosas, e em sendo os EUA e os países da Europa os destinos preferenciais das referidas organizações, o nosso Acre, vez por outra, é apontado como sendo responsável pelo fortalecimento desse mercado embora que esta avaliação seja um tanto quanto imprecisa.
Para além do tráfico de drogas, em nosso país, o crime foi se expandindo e criando novas versões, a exemplificar: assaltos das cargas transportadas em nossas rodovias, invasões de nossos domicílios, grilagens de terras rurais e assaltos a mãos armadas, estes sim, os crimes que muito tem prejudicado a nossa segurança pública.
Não por acaso e por incrível que possa parecer a nossa educação e a nossa saúde púbica, conforme as pesquisas há pouco tempo atrás, sempre apareciam como as principais exigências da nossa sociedade e hoje, vem ser a nossa segurança o item nº 01, até porque, nas apenas nas nossas grandes cidades, sim e também, nas médias e pequenas, sair as ruas, particularmente, as noites, em muito favorecido as ações dos mais variados bandos de criminosos.
Presentemente, o roubo de telefones celulares no nosso país já atingiu níveis jamais imaginados, até porque, no mínimo, 9 entre 10 pessoas se fazem portadores de um deles, sobretudo as mulheres e os adolescentes, justamente por serem e verdadeiramente são, os mais indefensos.
Enquanto isto, quando se fala em combater a nossa criminalidade, a nossa odiosa polarização política acaba se impondo e os crimes aumentando.