Atualizada em 24/04/2025 14:46
Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Rio Branco deu início a uma importante intervenção no sistema de abastecimento de água da cidade. A operação, conduzida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), ocorre na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), localizada na regional da Sobral.
A iniciativa tem como foco a modernização da estrutura de captação e distribuição de água, incluindo a substituição da antiga adutora por novas linhas e a instalação de bombas de maior potência. Por conta da complexidade do serviço, o fornecimento de água foi suspenso temporariamente em cerca de 70% da capital, com previsão de normalização progressiva ainda ao longo do dia.
De acordo com o Saerb, as mudanças vão ampliar a capacidade de captação da ETA II de 1.000 para 1.400 litros por segundo, o que deve resultar em um sistema mais eficiente e preparado para atender períodos de maior consumo.
As novas bombas, adquiridas com recursos próprios do município, têm capacidade de até 300 litros por segundo cada, o que também permitirá a criação de uma reserva operacional.
“Teremos bombas de reserva e sobra de capacidade instalada, o que nos permite mais segurança e regularidade no fornecimento. As melhorias trarão um alívio significativo para o sistema de abastecimento, que enfrentava limitações em momentos de alta demanda”, destacou Eden Franco, gerente de manutenção mecânica do Saerb.