23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Operação expulsa invasores e destrói acampamentos ilegais em terra indígena no Acre

Publicado em 17/11/2025

Uma operação coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi realizada no último sábado (15) na Terra Indígena Campinas Katukina, no Acre, com o objetivo de combater ocupações ilegais e crimes ambientais. A ação, que envolveu também a Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal (MPF), expulsou invasores e destruiu acampamentos utilizados para atividades ilegais.

A operação faz parte da segunda fase da Operação Xapiri AC, que visa enfrentar crimes ambientais em territórios indígenas no estado. O Ibama explicou que a ação foi intensificada devido ao aumento da invasão de áreas protegidas durante feriados e fins de semana. Durante a operação, foram destruídos acampamentos temporários usados pelos ocupantes ilegais e apreendidos diversos equipamentos de desmatamento, como motosserras, ferramentas e lonas.

“Nosso objetivo é desarticular a logística dos invasores e impedir a continuidade da degradação ambiental”, afirmou o Ibama. A operação foi precedida por investigações do Grupo de Combate ao Desmatamento do Ibama, que identificou áreas no sudoeste da Terra Indígena sendo ocupadas ilegalmente e desmatadas.

Na primeira fase da operação, em setembro, foram realizadas prisões em flagrante e aplicadas multas no valor de aproximadamente R$ 390 mil. As investigações indicam que os invasores estavam interessados em grilar a terra para futuras atividades agropecuárias.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

“O X da Questão”: A Gestão de Sóron Steiner na Fundhacre

Raimundo Souza

Por unanimidade TRE diz que renovacão de contratos da Educação cabe ao prefeito

Marcio Nunes

VÍDEO: Turistas fogem de piscina em todo de prédio durante terremoto na Tailândia

Raimundo Souza

Golpe do INSS pode ter atingido cerca de 100 mil aposentados no Acre

Jamile Romano

Moradores de Feijó recebem serviços gratuitos do programa Juntos Pelo Acre em parceria com o Projeto Cidadão

Marcio Nunes

Justiça volta atrás e decreta prisão de homem que tentou estuprar mulher no Horto Florestal, em Rio Branco

Jamile Romano