22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Operação expulsa invasores e destrói acampamentos ilegais em terra indígena no Acre

Publicado em 17/11/2025

Uma operação coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi realizada no último sábado (15) na Terra Indígena Campinas Katukina, no Acre, com o objetivo de combater ocupações ilegais e crimes ambientais. A ação, que envolveu também a Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal (MPF), expulsou invasores e destruiu acampamentos utilizados para atividades ilegais.

A operação faz parte da segunda fase da Operação Xapiri AC, que visa enfrentar crimes ambientais em territórios indígenas no estado. O Ibama explicou que a ação foi intensificada devido ao aumento da invasão de áreas protegidas durante feriados e fins de semana. Durante a operação, foram destruídos acampamentos temporários usados pelos ocupantes ilegais e apreendidos diversos equipamentos de desmatamento, como motosserras, ferramentas e lonas.

“Nosso objetivo é desarticular a logística dos invasores e impedir a continuidade da degradação ambiental”, afirmou o Ibama. A operação foi precedida por investigações do Grupo de Combate ao Desmatamento do Ibama, que identificou áreas no sudoeste da Terra Indígena sendo ocupadas ilegalmente e desmatadas.

Na primeira fase da operação, em setembro, foram realizadas prisões em flagrante e aplicadas multas no valor de aproximadamente R$ 390 mil. As investigações indicam que os invasores estavam interessados em grilar a terra para futuras atividades agropecuárias.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem aumento de 40% no número de profissionais do Programa Mais Médicos

Jamile Romano

Procon aposta na educação infantil para formar consumidores mais conscientes durante Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Acre apresenta projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Ieptec em evento nacional de educação profissional em Brasília

Marcio Nunes

Estado intensifica ações contra feminicídio e violência contra a mulher

Raimundo Souza

TJAC realiza Semana de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas

Raimundo Souza