35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Geral

Operação Ágata apreende 226 kg de drogas nas proximidades da Terra Indígena Vale do Javari

Publicado em 28/05/2025

Na tarde desta terça-feira, 27 de maio de 2025, por volta das 16h30, tropas do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas, realizaram uma significativa apreensão de drogas no Porto de Benjamin Constant, área de amortecimento da Terra Indígena Vale do Javari, às margens do rio de mesmo nome.

A abordagem foi realizada no contexto da Operação Ágata 2025 – Comando Conjunto APOENA, sob o Comando do 9º Distrito Naval (9ºDN), que intensifica a presença do Estado e colabora no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais nas áreas lindeiras. Durante a inspeção de uma embarcação regional, com o apoio de um cão farejador do Cmdo Fron SOLIMÕES/8o BIS, localizaram entorpecentes escondidos sob o assoalho da embarcação, exigindo a retirada parcial da estrutura para acesso ao material ilícito.

Foram apreendidos, ao todo, 226 kg de drogas, assim distribuídos:

101 kg de pasta base de cocaína;

98 kg de maconha; e

16 kg de cocaína pronta para consumo.

O tripulante da embarcação foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil da cidade de Benjamin Constant para os procedimentos legais cabíveis, juntamente com todo material apreendido.

Sobre a Operação Ágata

 

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação é conduzida pelo Comando Conjunto APOENA e busca assegurar a soberania e intensificar a presença do Estado na Amazônia, em ações subsidiárias de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Além disso, também presta assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais. Até o momento, a Ágata Amazônia realizou mais de 45,9 mil assistências médicas e distribuiu cerca de 120 mil medicamentos a cerca de 67 comunidades.

 

Com uma área de atuação que ultrapassa 510 mil quilômetros quadrados – o equivalente ao território da Espanha – a Operação ÁGATA Amazônia 2025 reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a preservação da floresta, a proteção das populações tradicionais e o enfrentamento firme às atividades criminosas.

(Assessoria/Exercito)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza reparo em tubulação antiga do Saerb e evita desperdício de água

Marcio Nunes

Rio Branco fortalece relações com o MEC durante encontro do Consec, em Brasília

Raimundo Souza

MEC e FNDE pagam adicional para transporte aquaviário no Acre

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco prestigia posse da nova administração do TJ/AC

Raimundo Souza

Saques da poupança superam depósitos em R$ 6,25 bilhões em julho

Kevin Souza

STF: Moraes reage e manda juntar entrevistas e posts de Eduardo a ação

Raimundo Souza