25.8 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Mundo

OMS confirma primeira morte por variante H5N2 da gripe aviária

Publicado em 06/06/2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. O paciente, de 59 anos, vivia no México.

Este foi o primeiro caso de infecção em humano confirmado em laboratório em todo o mundo. A morte foi reportada por autoridades sanitárias mexicanas no dia 23 de maio.

Em nota, a OMS destacou que o paciente, morador da Cidade do México, não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais. A variante H5N2 já havia sido identificada em aves do país.

“O paciente tinha múltiplas condições médicas subjacentes. Os familiares relataram que ele já estava acamado há três semanas, por outros motivos, antes do início do sintomas agudos”, destacou a organização.

Com base nas informações disponíveis até o momento, a OMS avalia como baixo o risco representado pelo vírus para a população em geral.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e Gaza ao rezar para 150 mil no Vaticano

Raimundo Souza

Terra já ultrapassou 7 dos 9 limites catrastróficos; VEJA

Raimundo Souza

Avião militar da Colômbia com mais de 120 a bordo cai na fronteira com Peru

Antonio Muniz

EUA vão governar Venezuela até uma transição apropriada, diz Trump

Raimundo Souza

Instagram e Facebook terão versão paga para quem não quer publicidade

Raimundo Souza

Homem tira rifle de terrorista durante ataque em praia australiana; veja vídeo

Raimundo Souza