23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

OMS alerta sobre aumento de casos de sarampo no mundo

Atualizada em 21/02/2024 10:57

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou, nesta terça-feira (20), sobre a rápida propagação do sarampo no mundo, com mais de 306 mil casos declarados no ano passado, um aumento de 79% em um ano. O órgão pediu uma intensificação da vacinação.

“Estamos muito preocupados com o que está acontecendo com o sarampo“, disse Natasha Crowcroft, assessora técnica da organização para o sarampo e a rubéola em uma entrevista coletiva.

“Houve um aumento constante dos casos de sarampo em todas as regiões da OMS exceto uma”, a região das Américas, detalhou.

No entanto, à medida que os números aumentam em todo mundo, a OMS teme que a região das Américas seja afetada por surtos de sarampo.

Os últimos dados mundiais (fevereiro de 2024) indicam 306.291 casos notificados à OMS em 2023, frente a 171.156 em 2022, o que representa um aumento de 79%.

Contudo, a organização destaca que os números reais são muito mais elevados.

O recrudescimento dessa doença viral altamente contagiosa, que pode provocar complicações mortais e se propaga por via aérea, é atribuído a uma diminuição da cobertura vacinal durante os anos de Covid.

“A prevenção do sarampo e da rubéola não é mais uma prioridade mundial e governamental devido a problemas concorrentes como a Covid-19, a crise econômica, os conflitos, etc”, indica a OMS, em nota.

A prevenção do sarampo requer que 95% das crianças recebam duas doses da vacina.

No entanto, a nível mundial, a cobertura vacinal cresceu a 83% e não recuperou o nível de 2019 de 86%.

Crowcroft destacou que, no ano passado, houve 51 epidemias importantes de sarampo, em comparação com as 32 de 2022.

 

[Folha  Uol]

Artigos Relacionados

SUS tem estoques zerados após governo Lula reduzir entregas de vacinas da Covid

Jamile Romano

Governo prevê liberar R$ 12 bi do FGTS com mudança no saque-aniversário

Jamile Romano

Mulheres já representam 30 milhões de motoristas no Brasil

Raimundo Souza

Pantanal acumula em 12 meses mais de 9 mil focos de incêndio

Marcio Nunes

Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

Marcio Nunes

Lula aguarda sucessão no Congresso para iniciar reforma ministerial

Raimundo Souza