25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Oito cidades do Acre têm melhora acima da média nacional em ações para crianças e adolescentes e ganham Selo Unicef

Publicado em 06/11/2024

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) divulgou o nome de oito cidades acreanas que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Apesar de tratar de políticas municipais, o governo do Estado, por meio da gestão de Gladson Cameli, tem trabalhado o reforço de ações integradas, tendo uma condução municipalista e sensível às necessidades de cada uma dessas cidades.

Essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo Unicef. Os oito municípios devem seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.

Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial àquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

As cidades que recebem o selo Unicef são:

Acrelândia;
Brasileia;
Cruzeiro do Sul;
Marechal Thaumaturgo;
Plácido de Castro;
Porto Walter;
Rio Branco;
Sena Madureira.

Entre as ações integradas do governo do Estado, estão reformas e revitalizações de unidades de saúde, mutirões de cirurgia e especialidades, além de trabalhar com as prefeituras nas campanhas de vacinação, principalmente no público infantojuvenil.

“A minha gestão é voltada para os 22 municípios do estado. E como consigo melhor resultado? Governando com parceria. Então, em meus dois mandatos, independente de partido ou ideologia política, sempre estive aberto aos diálogos e parcerias nas ações que impactam e mudam a vida das pessoas”, ressaltou o governador.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Projeto de ressocialização da Unidade Penitenciária Feminina de Tarauacá ensina crochê para reeducandas

Marcio Nunes

Navegar é preciso, comunicar também: o papel essencial da comunicação na gestão pública

Raimundo Souza

Governo divulga cronograma das próximas etapas do concurso público da Educação

Jamile Romano

Em São Paulo, governador Gladson Cameli visita agência de atração de investimentos do Estado

Jamile Romano

Condenado por quatro homicídios e cinco tentativas é preso pelas forças de segurança na fronteira com o Peru

Jamile Romano

Produtos acreanos foram destaque durante Expo Amazônica, no Peru

Jamile Romano