24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Oficina de Teatro com Sandra Buh encerra atividades no Teatro Hélio Melo

A Oficina de Teatro: Corpo, Voz e Ancestralidade, ministrada pela atriz Sandra Buh, encerrou-se na última quarta-feira (27), no Teatro Hélio Melo. Realizada ao longo de três dias, a atividade reuniu participantes a partir de 16 anos e proporcionou uma experiência de imersão artística gratuita, com bolsa de apoio para transporte e acessibilidade em Libras.

Para Sandra, ministrar a oficina foi uma experiência fantástica e enriquecedora.
“Essa oficina foi de uma energia muito boa. Tivemos uma troca de experiências muito valiosa, tanto para mim quanto para os participantes. A cada encontro, trabalhámos não só técnicas teatrais, mas também aspectos humanos, como a escuta, a confiança, o falar com o olhar, a leitura do olhar do outro, a criação de personagens e a busca pela verossimilhança. Assim foi a cada dia”, destacou.

No total, participaram 22 alunos. Ao final, foram apresentadas duas cenas produzidas durante os dias de oficina.

Edineide Melo, de 54 anos, foi uma das participantes e ressaltou a importância da ação, afirmando esperar por mais iniciativas semelhantes.
“Foi muito importante para mim participar da oficina pelas mãos da Sandra. Ela é uma força da natureza, uma referência de arte no estado, sempre desejada nos palcos, onde quer que vá. Para mim, neste momento, ressignificar-me pela arte — onde quero encontrá-la e sinto que ela me encontra pelas mãos da Sandra — é realmente muito importante. Quero mais, que ela possa compartilhar ainda mais, porque ela é incrível”, disse.

Outra participante, Izis da Silva Gomes, expressou sua gratidão à atriz e afirmou sair da oficina transformada.
“Agradeço a todos por essa nova experiência com o teatro e, especialmente, à Sandra por todos os ensinamentos. Saio dessa oficina uma nova Izis, com curiosidades renovadas, mais energia e sem os problemas de ansiedade que me acompanhavam. O teatro cura, a cultura cura. Esta oficina foi uma válvula de escape numa semana difícil, repleta de crises de ansiedade. Tudo isso ficará marcado na minha história cultural”, afirmou.

O projeto foi realizado por meio do Edital 07/2024 – Formação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Governo Federal, da Prefeitura de Rio Branco e da Fundação Garibaldi Brasil. A produção ficou a cargo da Pé Rachado Produções, com apoio de O Barulho do Acre, Alamoju e do Centro Cultural Abassá Orun Ibo Iepondá.

[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Presidente do TCE-AC propõe aproximação com a imprensa e anuncia curso em parceria com a CGU

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli empossa primeira mulher no Comando-Geral da PM e coronel promete fortalecer policiamento comunitário e humanizado

Jamile Romano

Acre recebe roadshow do Programa Novo Brasil Mais Produtivo

Jamile Romano

Inscrições para 3ª edição do Prêmio de Comunicação do Governo do Acre começam nesta segunda

Redacao

Mais três cidades do Acre recebem R$ 2,2 milhões de recursos para execução de ações de resposta a situações emergenciais

Redacao

“Agora vou estudar perto de casa”, comemora aluna da nova escola do Limoeiro, no Ramal da Funtac

Marcio Nunes