23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

OCA Móvel leva cidadania e realiza 810 atendimentos em Porto Walter

Publicado em 14/11/2025

Durante três dias de ação, o governo do Acre levou cidadania e inclusão ao município de Porto Walter, no Vale do Juruá. A unidade itinerante da Organização em Centros de Atendimento (OCA) participou, nesta semana, do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão.

Equipe da OCA Móvel realiza atendimentos durante mutirão em Porto Walter. Foto: cedida

Entre os dias 10, 11 e 12, a equipe realizou 810 atendimentos garantindo acesso a documentos e serviços que, para muitos moradores, pareciam distantes da realidade local.

A iniciativa teve como foco facilitar o acesso de trabalhadoras e trabalhadores rurais a documentos e orientações que muitas vezes exigem longos deslocamentos até centros urbanos. A unidade itinerante ofereceu mais de 100 tipos de serviços, entre eles emissão de CPF, carteira de trabalho digital, orientações do Procon, serviços da Receita Federal, seguro-desemprego e atendimento voltado à criação e recuperação de contas no portal gov.br.

Moradores de comunidades rurais recebem serviços de cidadania na ação itinerante. Foto: cedida

A OCA Móvel levou, por três dias, cidadania e dignidade a moradores que vivem em regiões de difícil acesso. “Quando a OCA vem, a gente consegue resolver tudo num só lugar. É rápido, é bem feito e o pessoal trata a gente com respeito. Pra quem mora longe, isso é uma grande ajuda”, contou o agricultor José Adilson Menezes, morador da região.

Unidade da OCA Móvel garante acesso à documentação essencial no Vale do Juruá. Foto: cedida

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou que levar os serviços do Estado às localidades mais distantes é um dos pilares da instituição. “Cada município que recebe a OCA Móvel representa uma vitória da inclusão. Estar em Porto Walter é reafirmar o compromisso do governo do Acre de garantir que todos, independente da distância, tenham acesso aos seus direitos e à documentação necessária para exercer plenamente a cidadania”, afirmou.

A presença da OCA Móvel em Porto Walter foi resultado de um trabalho integrado entre o governo do Estado e instituições parceiras. A ação foi acompanhada de perto pela supervisora da unidade, Érica Santos, que destacou o valor do esforço coletivo na efetivação das políticas públicas.

Ação em Porto Walter facilita o acesso a serviços públicos e regularização documental. Foto: cedida

“Essas ações mostram o quanto o serviço público pode ser eficiente e humano ao mesmo tempo. Levar a OCA Móvel até Porto Walter é garantir que nenhuma pessoa fique fora do alcance do Estado. É ver a cidadania acontecendo na prática”, afirmou a supervisora Érica Santos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PF e CGU deflagram operação de combate a desvio de recursos públicos, fraude em licitação e lavagem de dinheiro no Acre

Jamile Romano

Indígenas do Juruá avaliam escutas de repartição de benefícios promovidas pelo IMC

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco recebe visita de alunos do IEPTEC para aula prática sobre arquivologia

Marcio Nunes

Momentos de terror: muher atacada no Horto foi jogada desacordada em igarapé com alça de pochete no pescoço

Jamile Romano

Dino vence ação contra hospital por morte de filho e doará dinheiro

Redacao

Entidades recebem prefeitos acreanos para apresentar projetos e iniciativas inovadoras

Marcio Nunes