24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

OCA e Secretaria de Saúde realizam campanha de conscientização sobre as hepatites virais com testes rápidos e vacinação para toda a população

Atualizada em 21/08/2024 15:19

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Centro Universitário Uninorte, promoverá uma Ação de Conscientização sobre Hepatites Virais no auditório da unidade de Rio Branco, a partir das 8h desta quinta-feira, 22. O evento é voltado para toda a população e oferece uma oportunidade para que cidadãos de todas as idades obtenham informações essenciais sobre as doenças e garantam sua saúde.

Ação será realizada em Rio Branco. Foto: Arquivo/OCA

A diretora da OCA, Francisca Brito, enfatizou a relevância da realização da campanha. “Trazer essa ação para o nosso cenário é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso com o bem-estar dos cidadãos e dos nossos servidores. Sabemos que muitas dessas doenças são silenciosas, por isso é fundamental que as pessoas tenham acesso à informação e à prevenção”, destacou.

Durante a ação, serão oferecidos testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite B e C, e HIV, além de vacinas contra influenza e covid-19, esta última destinada a idosos. Além disso, profissionais da Sesacre estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamentos dessas doenças, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

Também serão realizadas vacinações contra influenza e covid-19. Foto: Odair Leal/Secom

Para participar, os interessados devem apresentar o Cartão do SUS, CPF e, caso possuam, o cartão de vacinação. A diretoria da OCA reforça a importância da imunização e da conscientização para a prevenção de doenças que, muitas vezes, passam despercebidas até atingirem estágios mais graves.

Jozadaque da Silva, coordenador do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesacre, destacou a importância da ação e da parceria com a OCA: “As hepatites virais, assim como outras infecções sexualmente transmissíveis, podem passar despercebidas, e é por meio de campanhas como esta, em parceria com a OCA, que conseguimos alcançar mais cidadãos, educar a população e oferecer os recursos necessários para um diagnóstico precoce”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prêmio Bacurau de Direitos Humanos reconhece histórias de luta e transformação social em Rio Branco

Marcio Nunes

Estado inicia montagem de decoração carnavalesca na Gameleira de Rio Branco

Jamile Romano

Corpo de Bombeiros presta assistência às vítimas da cheia em Brasileia e Epitaciolândia, Rio Acre segue vazando na região

Jamile Romano

Vigilância Epidemiológica de Rio Branco intensifica vacinação contra influenza até o fim de janeiro

Jamile Romano

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Saúde orienta prevenção e reforça investimentos para otimizar diagnóstico e tratamento no Acre

Jamile Romano

XI edição do Circuito Country em Epitaciolândia tem apoio do Sebrae no Acre

Jamile Romano